Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O céu (não) é o limite | O que está rolando na ciência e astronomia (26/05/2020)

Por| 26 de Maio de 2020 às 11h00

Link copiado!

SpaceX
SpaceX

Chegou aquele tão aguardado dia da semana em que você fica por dentro das notícias mais importantes da astronomia e da saúde em poucos minutos de leitura! Toda terça-feira a gente prepara esse resumão com os principais acontecimentos científicos dos últimos dias, para você não perder nada que realmente importa!

Rússia e EUA juntos no retorno à Lua?

Depois que a NASA abriu o Programa Artemis para que outros países participassem do retorno triunfal da humanidade à Lua, a Rússia demonstrou publicamente seu interesse em não ficar de fora dessa. A NASA, por sua vez, também se mostrou aberta a essa possibilidade. Parece que a agência espacial dos EUA teria convidado uma delegação da agência espacial russa Roscosmos para discutir detalhes de tal acordo, mas o convite teria sido cancelado por conta de pressão de senadores estadunidenses. Depois, foram os russos que convidaram os americanos para uma visita, mas ainda não receberam uma resposta.

Continua após a publicidade

Dois exoplanetas gigantes recém-nascidos!

Anos atrás, foram encontradas evidências de dois exoplanetas gasosos gigantes recém-nascidos e, agora, a existência deles foi confirmada com imagens. Essa é a primeira vez que os pesquisadores têm a oportunidade de acompanhar a formação de novos mundos em um sistema multiplanetário.

O problema com as imagens anteriormente obtidas é que protoplanetas se formam a partir de um disco de poeira e gás em torno de uma estrela também recém-nascida, e esse material cria um tipo de cortina de fumaça que dificulta distinguir um disco gasoso e empoeirado de um planeta em desenvolvimento. Para resolver o problema, os cientistas desenvolveram um método para separar os sinais do disco estelar e dos protoplanetas. Assim, a equipe capturou imagens do sistema PDS 70 com uma câmera de infravermelho próximo usada no sensor de frentes de onda em pirâmide. Com isso, a novza imagem do sistema PDS 70 não apenas confirmou a existência dos dois protoplanetas em desenvolvimento, como também foi um dos primeiros testes da qualidade desse novo sensor.

Continua após a publicidade

E, nesta mesma semana, a ciência também registrou imagens do nascimento de um exoplaneta a 520 anos-luz de distância!

Telescópio WFIRST muda de nome e homenageia "mãe do Hubble"

A ser lançado em meados da década de 2020, o telescópio espacial WFIRST agora se chama Nancy Grace Roman, em homenagem à cientista considerada "mãe do Telescópio Espacial Hubble". Sua missão principal será investigar mistérios do cosmos, como, por exemplo, a força por trás da expansão do universo. O Telescópio Espacial Nancy Grace Roman terá um espelho primário com 2,4 metros de diâmetro — o mesmo tamanho que o espelho principal do Hubble — e foi projetado para ter dois instrumentos: o Wide Field Instrument e uma demonstração tecnológica chamada Coronagraph Instrument. O primeiro terá um campo de visão que é 100 vezes maior que o instrumento infravermelho do Hubble, permitindo capturar mais do cosmos em menos tempo de observação. O segundo executará imagens e espectroscopia de alto contraste de exoplanetas.

Continua após a publicidade

Lançamento espacial histórico nesta semana!

Está programado para amanhã (27) o histórico lançamento da SpaceX levando, pela primeira vez, astronautas da NASA à Estação Espacial Internacional. O voo está marcado para pouco antes das 17h30 (horário de Brasília) e o Canaltech acompanhará tudo ao vivo, trazendo as informações em tempo real para vocês. Saiba como a SpaceX levará astronautas da NASA à ISS pela 1ª vez neste mês!

Leia também:

Continua após a publicidade

A partir de agora, você acompanha as principais notícias relacionadas à COVID-19 que rolaram na última semana:

Cinco milhões de infectados em todo o mundo — e Brasil se destacando como caso grave

Continua após a publicidade

Segundo a Universidade Johns Hopkins, já são mais de cinco milhões de infectados com o novo coronavírus em todo o mundo, com mortes chegando ao total de quase 330 mil.

Enquanto isso, a América do Sul foi apontada pela Organização Mundial da Saúde como o novo epicentro de COVID-19, com o Brasil sendo levantado como o país mais afetado da região, já que representa um quarto de todas as mortes confirmadas em um período de 24 horas.

Por aqui, de acordo com o boletim mais recente do Ministério da Saúde, o país já contabiliza mais de 374 mil casos da COVID-19, sendo a segunda nação do mundo em números totais de casos confirmados da doença (atrás apenas dos Estados Unidos). Mais de 23 mil mortes já foram registradas por conta da doença, com outras 3.742 mortes em investigação. A taxa de letalidade está em 6,3%.

Casos leves e assintomáticos mantêm a pandemia ativa

Continua após a publicidade

A parte mais preocupante da pandemia é que as pessoas que apresentam sintomas leves ou sintoma algum acabam não sendo testadas; portanto, não entram em quarentena obrigatória, espalhando o vírus por aí. Por conta disso, a pandemia acaba apresentando novas ondas de contaminação de tempos em tempos, permanecendo ativa sabe-se lá até quando.

Testes para identificar COVID-19 em casa

Continua após a publicidade

Pesquisadores de uma startup estadunidense estão criando testes para identificar a COVID-19 em casa. Eles usam a edição de genes CRISPR para isso e pretendem, até o fim do ano, disponibilizar os kits para o diagnóstico. O método CRISPR é mais conhecido pelo seu uso na correção de doenças genéticas, mas também pode ser empregado em testes de diagnósticos por se concentrar em informações genéticas bem específicas e, com isso, mostrando o resultado de forma semelhante com a feita em testes de gravidez — ou seja, exibindo barras indicando resultado positivo ou negativo.

OMS interrompe testes com hidroxicloroquina

Por razões de segurança, a Organização Mundial da Saúde interrompeu testes com a hidroxicloroquina. De acordo com a pesquisa, realizada com base em 96 mil pacientes de hospitais do mundo todo, foi constatado que o medicamento, seja associado a antibióticos ou não, apresenta uma taxa de mortalidade consideravelmente maior em relação aos pacientes que não fizeram seu uso.

Continua após a publicidade

Leia também: