Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O céu (não) é o limite | O que está rolando na ciência e astronomia (23/07/2019)

Por| 23 de Julho de 2019 às 14h25

Link copiado!

O céu (não) é o limite | O que está rolando na ciência e astronomia (23/07/2019)
O céu (não) é o limite | O que está rolando na ciência e astronomia (23/07/2019)

Terça-feira, aquele dia em que o Canaltech prepara um "resumão" dos principais acontecimentos científicos dos últimos dias. E, além das celebrações do cinquentenário da Apollo 11, rolou coisa boa na astronomia e também na saúde! Vamos lá:

IA cria nova vacina contra gripe

Sozinha, uma IA criada em uma universidade na Austrália criou uma nova vacina contra a gripe A tecnologia apelidada de SAM criou uma medicação tão eficaz que testes em humanos já até começaram nos EUA.

Segundo a universidade, SAM recebeu informações de agentes químicos conhecidos por ativarem o sistema imunológico humano e, em seguida, outros agentes químicos — que não trazem efeito algum sobre o nosso corpo — também foram inseridos no banco de dados da IA. A partir daí, SAM passou a trabalhar na geração de “trilhões” de compostos e combinações químicas para criar novos medicamentos.

Continua após a publicidade

A gripe em si nem era o alvo da pesquisa, por sinal, mas quando os pesquisadores selecionaram as combinações candidatas mais viáveis de serem reproduzidas, uma delas deu origem a uma vacina “turbocarregada” que, segundo testes realizados em animais, mostrou-se extremamente capaz de combater diversos tipos de gripe.

50 anos de Apollo 11

No dia 16 de julho de 1969, a Apollo 11 foi lançada para que os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin se tornassem os primeiros humanos a pisar na Lua em toda a história. Michael Collins, o terceiro membro da tripulação, permaneceu no módulo de comando na órbita do satélite natural da Terra. O pouso propriamente dito aconteceu no dia 20 do mesmo mês, fazendo com que esta missão da NASA se tornasse a mais importante da história, pois marcou a chegada oficial de pessoas em outro mundo além da Terra.

Continua após a publicidade

O programa Apollo continuou enviando turmas de astronautas para lá até 1972, com a Apollo 17. Agora, se você se questiona por que a NASA não enviou mais astronautas à Lua desde então, aqui está a explicação definitiva:

Eclipse lunar parcial visto do Brasil

Na última terça (16), vimos um eclipse lunar parcial acontecer logo no início da noite, com a Lua já "nascendo" eclipsada. E como muita gente não conseguiu observar o fenômeno com os próprios olhos, a gente selecionou várias fotos incríveis tiradas por profissionais e entusiastas, como esta montagem que você confere abaixo:

Continua após a publicidade

Neuralink conectando mente e máquina

Elon Musk enfim apresentou oficialmente a Neuralink, sistema visionário que conecta mente e máquina. O objetivo é que as pessoas do futuro possam se comunicar com máquinas sem que mecanismos físicos sejam necessários nessa dinâmica; ou seja, pessoas com deficiências serão as primeiras grandes beneficiadas.

Continua após a publicidade

Tudo funciona por meio de minúsculos fios flexíveis que se ligam ao cérebro, transferindo uma quantidade gigante de informações sem causar danos ao órgão. Agora, Musk diz que o objetivo é recrutar pessoas para servirem de cobaias, já que, atualmente, um protótipo do aparato está sendo testado somente em animais e por neurocientistas. Ainda segundo Musk, um macaco já conseguiu controlar um computador apenas usando o poder de sua mente.

Contudo, ainda é preciso haver regulamentações nesta nova empreitada científica, com o FDA americano envolvido. A pesquisa segue em andamento com testes em ratos, e ainda não há previsão de quando a tecnologia chegará ao mercado.

Asteroid QV89 não representa perigo à Terra

Contradizendo uma previsão anterior, a agência espacial europeia ESA refez cálculos e tirou o asteroide QV89 da lista de objetos com risco de se chocar contra a Terra. Anteriormente, a informação era a de que o objeto teria uma chance em sete mil de colidir com o nosso planeta em setembro de 2019.

Continua após a publicidade

Algoritmo faz novas descobertas analisando estudos científicos

Descobertas científicas completamente novas foram feitas por um algoritmo de aprendizado de máquina que analisou estudos já existentes e conduzidos por humanos. O algoritmo chamado Word2Vec revelou previsões de possíveis materiais termoelétricos que fazem a conversão de calor em energia, com a descoberta sendo feita sem que o algoritmo soubesse a definição de termoelétrica e sem receber treinamento em ciência de materiais. Um dos pesquisadores do estudo, Anubhav Jain, afirmou que o algoritmo é capaz de ler qualquer artigo sobre a ciência dos materiais e fazer conexões que, até então, nenhum cientista foi capaz.

Índia parte rumo ao polo sul da Lua

Continua após a publicidade

Depois de cancelar o primeiro lançamento aos 45 do segundo tempo, a ISRO (agência espacial indiana) lançou no início desta semana a missão Chandrayaan-2, que leva consigo uma sonda orbital, um módulo lunar estacionário e um rover ao polo sul lunar, além de 14 experimentos científicos. O pouso está previsto para setembro e, quando isso acontecer, o país se tornará a quarta nação a pousar uma nave na Lua, e o primeiro a levar um rover a esta região específica do nosso satélite natural.