Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O céu (não) é o limite | O que está rolando na ciência e astronomia (15/10/2019)

Por| 15 de Outubro de 2019 às 15h50

Link copiado!

O céu (não) é o limite | O que está rolando na ciência e astronomia (15/10/2019)
O céu (não) é o limite | O que está rolando na ciência e astronomia (15/10/2019)

Chegou a terça-feira, aquele dia da semana em que a gente para um tempinho para resumir o que aconteceu de mais legal no noticiário científico dos últimos dias. Então, se você não teve tempo para acompanhar os últimos acontecimentos da ciência e da astronomia em especial, este momento é seu!

Oásis marciano há 3,5 bilhões de anos

De acordo com análises do rover Curiosity, Marte abrigou um oásis na região da Cratera Gale há 3,5 bilhões de anos. Na bacia de 150 quilômetros de largura, haveria naquela época riachos que transbordavam e depois se secavam, num ciclo que provavelmente se repetia muitas vezes ao longo de milhões de anos.

Continua após a publicidade

Os pesquisadores entenderam que as rochas enriquecidas com sais minerais daquela região seriam evidência da existência de antigas lagoas rasas e salgadas, que transbordavam e se secavam em um processo contínuo.

Cultivando carne no espaço

A israelense Aleph Farms conseguiu cultivar amostras de carne na ISS, o que aconteceu pela primeira vez na história. A carne bioimpressa em 3D é comestível e foi cultivada a partir de apenas duas células bovinas, com o processo imitando a regeneração do tecido muscular de uma vaca. O resultado foi um pequeno pedaço de tecido muscular bovino.

E por que fazer isso no espaço? É que a bioimpressão funciona de um jeito um pouco diferente no espaço, quando comparada com o processo realizado aqui na Terra. A empresa explicou o seguinte: "O amadurecimento de órgãos e tecidos bioimpressos com gravidade zero ocorre muito mais rápido do que nas condições de gravidade da Terra. Na Terra, as células sempre caem para baixo; na gravidade zero, elas ficam no espaço e interferem apenas uma com a outra. A impressão em camada por camada requer uma estrutura de suporte, e a impressão em gravidade zero permite que o tecido seja criado apenas com material celular, sem nenhum suporte intermediário"

Continua após a publicidade

Rover lunar pequenino e capaz de andar sobre quatro "pernas"

Em 2021, a britânica SpaceBit vai enviar à Lua o menor rover de todos os tempos, capaz de andar sobre quatro "pernas. Ele não terá rodas, e usará as perninhas para explorar áreas lunares mais desafiadoras, incluindo cavernas criadas por fluxos antigos de lava.

Morre Alexei Leonov, primeira pessoa a fazer um spacewalk

Continua após a publicidade

Aos 85 anos, faleceu Alexei Leonov, o primeiro homem a fazer uma caminhada espacial. O cosmonauta soviético realizou este feito em 1965, quando saiu da nave Voskhod 2 para efetuar uma atividade extraveicular, entrando para a história da exploração espacial.

Apesar de ter feito história, o spacewalk quase matou o cosmonauta. Isso porque, depois de vários minutos do lado de fora da nave, seu traje espacial inflou, tornando muito mais difícil qualquer tipo de movimento. Como ele estava fora da nave, não havia nada que o seu companheiro de missão, Pavel Belayev, poderia fazer, e Leonov tomou a decisão de soltar o oxigênio do traje como forma de desinflar o equipamento, permitindo que ele se mexesse o suficiente para retornar à nave.

Primeiras viagens comerciais a Marte em 2002?

Continua após a publicidade

Se depender da Virgin Orbit, 2022 será o ano em que veremos as primeiras viagens comerciais ao Planeta Vermelho. A empresa já fechou parcerias com universidades polonesas e com uma fabricante de satélites para projetar até três missões robóticas a Marte a partir da próxima década.

Satélite inovador para remover lixo espacial

A Astroscale se prepara para lançar um satélite chamado ELSA-d, que será um satélite inovador para remoção do lixo espacial na órbita da Terra. A ideia é demonstrar tecnologias que nunca foram testadas diretamente no espaço, sendo que a atividade marcará a primeira missão comercial de remoção de detritos na órbita baixa do planeta. O lançamento acontecerá em 2020.