O céu (não) é o limite | O que está rolando na ciência e astronomia (08/10/2019)

Por| 08 de Outubro de 2019 às 18h45

NASA

Olha ela, a terça-feira, aqui! E terça é dia do que mesmo? De resumir as notícias mais impactantes do mundão da ciência aqui no Canaltech! Toda semana a gente para um tempinho para fazer esta coluna, pois sabemos que muitos de vocês, entusiastas da ciência e da astronomia, não conseguem acompanhar o noticiário como gostariam — então a gente dá aquela mãozinha!

Seria o Planeta Nove um buraco negro primordial?

Pois é isso o que um novo estudo sugere: que o ainda hipotético Planeta Nove seria, na verdade, um buraco negro primordial, em vez de um planeta como muitos pensam. Buracos negros primordiais são hipotéticos, ainda, e seriam formados como consequência de flutuações de densidade que aconteceram no início do universo conhecido, pouco tempo depois do Big Bang. E, se tais objetos existem, os de menor massa já evaporaram há muito tempo, mas os mais massivos poderiam ter sobrevivido até os dias de hoje.

A equipe que conduziu o estudo calculou, então, que um buraco negro deste tipo, com massa aproximada de cinco vezes a da Terra e um raio de mais ou menos cinco centímetros, poderia explicar as anomalias gravitacionais observadas na região além de Netuno, onde o suposto Planeta Nove estaria.

Primeiros "martemotos" registrados pela NASA

A sonda InSight enfim começou a "ouvir" os chamados martemotos — abalos similares aos nossos terremotos, só que em Marte. Esta era justamente uma das missões da InSight, que agora não somente confirma que o fenômeno acontece mesmo, como nos permite ouvi-los.

Meteoro corta o céu de Campinas

Na semana passada, moradores de algumas cidades paulistas observaram um meteoro cortando o céu noturno, e o céu da cidade de Campinas foi observado pelo Observatório Municipal Jean Nicollini, ligado ao projeto EXOSS — que justamente estuda meteoros. O ocorrido impressionou os responsáveis pelo observatório por ter sido o meteoro com brilho mais intenso já registrado por eles.

Blue Origin não vai começar turismo espacial em 2019

Apesar da promessa, a Blue Origin não vai conseguir iniciar seus voos turísticos com a nave New Shepard em 2019. A empresa de Jeff Bezos pretendia começar a levar turistas à órbita da Terra neste ano, mas para ter a certeza de que seus passageiros estarão seguros, será preciso mais tempo para testar a nave em questão. Ao menos mais dois voos de teste acontecerão de acordo com os planos do momento e, tudo dando certo, 2020 será o ano em que o turismo espacial com a New Shepard começará, ao custo de "centenas de milhares de dólares", de acordo com a companhia. Ouch!

20 novas luas descobertas em Saturno

Júpiter não é mais o planeta do Sistema Solar que tem o maior número de satélites naturais, com este posto agora sendo ocupado por Saturno. É que acabaram de descobrir 20 novas luas ao redor do gigante gasoso, que agora tem nada menos do que 82 luas conhecidas por nós.

Todas elas são bem pequenas, com apenas mais ou menos 5 km de diâmetro, e 17 delas se movem na direção oposta à rotação do planeta. Os cientistas entendem que essas novas luas são evidências de um impacto que teria destruído uma lua maior que orbitava Saturno naquela área, algo que teria acontecido há muito tempo.