O céu (não) é o limite | O que está rolando na ciência e astronomia (03/07/2019)

Por Patrícia Gnipper | 03 de Julho de 2019 às 15h06
Rodrigo Garrido/Reuters

Aqui vai mais um resumo com as notícias mais importantes que rolaram no universo da ciência e da astronomia na última semana. A gente sabe que nem sempre se tem o tempo que gostaria para acompanhar o noticiário, então toda semana o Canaltech prepara essa síntese para você ficar bem informado com poucos minutinhos de leitura.

O mistério do metano marciano

O rover Curiosity acaba de fazer a maior detecção de metano em Marte. O gás já havia sido registrado por lá em 2013 e em 2014, mas a detecção de agora encontrou a maior quantidade de metano já medida durante a missão do rover — que está no Planeta Vermelho desde 2012.

A notícia reacende, de novo, a esperança de haver algum tipo de vida microbiana em Marte. É que, aqui na Terra, micróbios são uma importante fonte de metano, só que o gás também pode ser gerado por meio de processos geológicos. Então a NASA ainda precisa de meios para conseguir determinar a origem de tanto metano em nosso vizinho espacial.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Nova espécie de dinossauro brasileiro

No noroeste do Paraná, foi descoberta uma nova espécie de dinossauro em um sítio paleontológico. Batizado de Verpersaurus paraensis, o bicho tinha aproximadamente um metro e meio de tamanho, era bípede e carnívoro, e se alimentava majoritariamente de animais menores.

A descoberta prova que animais pré-históricos habitaram a região brasileira há cerca de 30 milhões de anos — naquela época, essa região era um deserto árido.

NASA vai enviar sonda para a lua Titã

Arte mostra o drone Dragonfly sobrevoando Titã (Imagem: NASA)

A missão Dragonfly acaba de ser aprovada pela NASA para estudar a lua Titã de pertinho. O satélite natural de Saturno receberá um explorador que é um misto de drone com robô, com lançamento previsto para 2026 e chegada em 2034.

O objetivo maior aqui será buscar processos químicos prebióticos em comum entre Titã e a Terra, já que a lua em questão é um análogo à Terra primitiva e, portanto, estudá-la pode fornecer mais pistas sobre como a vida deve ter surgido em nosso planeta.

Nova propriedade da luz é descoberta

Pesquisadores internacionais descobriram uma nova propriedade da luz: o torque próprio. O time estava trabalhando com feixes de luz com momento angular altamente estruturados (os chamados de momento angular orbital, ou OAM), quando descobriram que a luz se comportava de uma maneira nunca vista antes.

Ao disparar dois lasers em uma nuvem de gás argônio, eles fizeram com os feixes se sobrepusessem, se juntando na sequência e então sendo emitidos como um único feixe do outro lado da nuvem. O resultado foi um tipo de feixe de vórtice — e foi aí que os pesquisadores se perguntaram: o que aconteceria se os lasers tivessem um momento angular orbital diferente e se estivessem ligeiramente fora de sincronia?

Isso acabou gerando um feixe que parecia um saca-rolhas com uma torção que mudava gradualmente. E, quando esse raio atingiu uma superfície plana, parecia uma lua crescente. Então, os pesquisadores acabaram descobrindo que a luz tem essa propriedade até então nunca observada, tampouco prevista — a do torque próprio.

Quase todos os satélites Starlink estão funcionando direitinho

Satélites Starlink fotografados por Marco Langbroek, do site SatTrackCam Leiden Blog

Dos 60 satélites iniciais que começaram a criar a constelação Starlink, que levará internet de alta velocidade a todo o planeta, a SpaceX perdeu o contato com três deles — mas todos os demais seguem em funcionamento conforme o previsto.

O trio defeituoso será queimado na atmosfera, sem nenhum risco ao planeta. Alguns dos demais já foram posicionados à sua órbita final, enquanto outros seguem neste processo. A empresa de Elon Musk prevê um total de 12 mil satélites quando o projeto estiver a pleno vapor, o que ainda levará alguns anos para acontecer.

NASA completa teste de segurança com nave Orion

Nesta semana, a NASA realizou com sucesso o teste de aborto de lançamento com a nave Orion, essencial para o programa Artemis — este que levará astronautas de novo à Lua depois de décadas sem receber nenhum ser humano.

O teste bem-sucedido mostra que a nave está preparada para se destacar do foguete de maneira emergencial caso alguma coisa dê errado durante um lançamento tripulado. A Orion levará sua primeira turma de astronautas à órbita da Lua em 2022, com o pouso na superfície acontecendo em 2024.

Eliminado completamente o vírus HIV em ratos

Pela primeira vez na história da ciência, foi possível eliminar completamente o vírus HVI em um organismo vivo. O experimento usou ratos geneticamente alterados para produzir células humanas que fossem suscetíveis a uma infecção por HIV, e depois de a nova técnica ser aplicada, não houve mais sinal do vírus no organismo dos animais.

A façanha é um marco importante na busca por um tratamento eficaz para pacientes de AIDS, sendo esta a primeira vez em que a ciência encontra um método eficaz de não apenas suprimir a reprodução do vírus, como também eliminá-lo completamente de um organismo.

Único eclipse solar de 2019

Turistas acompanham o eclipse no Chile (Foto: Rodrigo Garrido/Reuters)

Na terça-feira (2), a América do Sul teve o privilégio de assistir ao vivo o único eclipse solar de 2019. O fenômeno foi visível em algumas regiões do Brasil de maneira parcial, sendo total em países como Chile e Argentina — e aqui você confere uma seleção de fotos incríveis tiradas tanto por observadores amadores, quanto por cientistas equipados com telescópios profissionais.