Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo inseto robótico consegue andar e saltar sobre a água

Por| 03 de Agosto de 2015 às 09h02

Link copiado!

Universidade Nacional de Seul
Universidade Nacional de Seul

Pesquisadores sul coreanos da Universidade Nacional de Seul e cientistas norte-americanos conseguiram desenvolver um robô capaz de saltar e andar sobre a água. A invenção foi inspirada nos insetos-jesus, também conhecidos por aqui como aranhas d'água, cujos corpos finos e alongados conseguem se deslocar sobre a superfície da água.

"Para explorar sua formidável movimentação, coletamos os insetos e fizemos vários registros deles pulando na água do laboratório com câmeras de alta velocidade", contam Ho-Young Kim e Kyu-Kin Cho, que usaram insetos-jesus de um charco dentro do campus da universidade para o estudo. A dupla constatou que "os insetos se deslocam para cima enquanto pressionam a superfície da água para baixo e também fecham quatro de suas pernas para dentro" e tentaram reproduzir esse movimento no design do inseto robô.

A foto mostra os robôs ao lado de um inseto-jesus, ou aranha d'água (Reprodução: Universidade Nacional de Seul)

Continua após a publicidade

O corpo do inseto robótico mede somente dois centímetros de comprimento e foi confeccionado com camadas de um material fino e dobrável em formato de V com uma mola estendida em sua estrutura. Assim como o inseto que inspirou a criação, o robozinho consegue pular realizando uma força para baixo que nunca excede a tensão da superfície da água. Quando o robô está prestes a saltar, a mola se solta lentamente, puxando para baixo as extremidades de seu corpo e suas pernas, enquanto aumenta a força até o limite suportado pela superfície da água.

Ho-Young Kim e Kyu-Kin Cho, pesquisadores responsáveis pelo estudo dos insetos (Reprodução: Universidade Nacional de Seul)

Publicado na revista Science, uma das principais publicações do meio científico, o invento poderá ser útil para monitorar a poluição de rios e lagoas. O vídeo abaixo, cedido pela Universidade Nacional de Seul, revela mais sobre o novo inseto robótico:

Continua após a publicidade

Fonte: BBC Brasil