Novas fotos mostram presença de gelo no Polo Sul de Marte

Por Redação | 12.09.2015 às 14:05

Embora Plutão esteja no centro das atenções há algumas semanas, ele não é o único corpo celeste a receber informações do espaço. Enquanto a sonda New Horizon segue registrando o planeta anão, a nave Mars Express acaba de trazer novas imagens de Marte que mostram a existência de água sob a sua superfície. Na verdade, o que ela descobriu é que o planeta vermelho também tem um Polo Sul bem parecido com o nosso.

As fotos foram feitas no início do ano — mais especificamente no dia 25 de fevereiro — e trazem uma enorme mancha branca na parte inferior do planeta. Como explica a Agência Espacial Europeia, responsável pela divulgação as imagens, esse período representa o verão marciano e isso fez com que a área dessas "calotas polares" fosse reduzida. Segundo ela, apesar do calor típico da estação, o derretimento não é completo, algo que também acontece na Terra.

A agência detalha ainda que, no inverno, essa crosta aumenta de tamanho, chegando a 350 quilômetros de extensão. O mais curioso é que esse Polo Sul é feito não apenas de água congelada, mas também de dióxido de carbono.

Polo Sul Marte

Outro detalhe que chamou a atenção dos cientistas foi o modo como essas fotos foram capturadas. A câmera usada na Mars Express costuma registrar de Marte a uma distância média de 300 quilômetros de sua superfície. No entanto, quando todo esse gelo foi capturado, em fevereiro, a nave estava no ponto mais distante de sua órbita, o que significa que as imagens foram feitas a 10 mil quilômetros de distância.

É claro que é um número absurdo, mas isso não significa que a qualidade foi prejudicada. Na verdade, isso até foi uma grande ajuda, pois os pesquisadores conseguiram usar outras imagens e construir um mosaico com uma vista panorâmica do planeta vermelho.

Lançada ao espaço pela Agência Espacial Europeia em 2003, a Mars Express teve suas atividades estendidas por mais de seis vezes, e a estimativa é que seu ciclo de vida operacional encerre já no ano que vem. Enquanto 2016 não chega, pode apostar que ainda vamos ser surpreendidos com mais algumas belas imagens do nosso misterioso vizinho.

Fonte: The Verge