Nova plataforma de lançamento da SpaceX está quase pronta

Por Redação | 10 de Agosto de 2015 às 09h02
photo_camera SpaceX

A SpaceX está prestes a concluir a construção do seu novo hangar no Kennedy Space Center, da NASA, na Flórida. A construção tem mais de 150 metros de comprimento e fica próxima à torre de lançamentos de foguetes 39A, alugada pela NASA à empresa por um período de 20 anos. A instalação acomodará até cinco foguetes Falcon 9, utilizados atualmente, e será base para o novo Falcon Heavy, que será o foguete mais poderoso do planeta.

A torre de lançamentos 39A é a mesma que lançou todas as missões do programa Apollo, que levou o homem à Lua em 1969, e continua firme e forte na atividade espacial. A estrada que liga o hangar à plataforma também está sendo reformada e modernizada.

Novo hangar SpaceX

Reprodução: Divulgação

Equipado com 27 motores agrupados em três blocos, o novo Falcon Heavy terá uma potência total equivalente a 15 jatos Boeing 747 Jumbo operando em capacidade máxima. O foguete terá capacidade para levar até 53 toneladas de material para a órbita da Terra, mais do que o dobro do que o ônibus espacial comporta.

Os foguetes mais poderosos construídos até agora são o Delta IV Heavy, que é capaz de carregar 22 toneladas para o espaço; o Proton M, com capacidade de 23 toneladas; e o Space Shuttle, que leva 24 toneladas de material para a órbita terrestre.

Falcon Heavy

A imagem traz um comparativo entre as capacidades de carga de foguetes e mostra como o novo Falcon é mesmo "da pesada". (Reprodução: SpaceX)

A inauguração do novo hangar e reinauguração da estrada que o liga à plataforma está prevista para o final deste ano, quando a SpaceX deverá utilizar o Falcon Heavy para levar componentes à Estação Espacial Internacional, além de planejar levar cápsulas tripuladas para a Lua e Marte.

Fonte: NASA