Nokia usa realidade virtual em curso de cirurgia neurológica

Por Redação | 07 de Junho de 2017 às 13h21

Em uma de suas maiores demonstrações já realizadas no campo da realidade virtual, a Nokia utilizou sua tecnologia OZO Live para transmitir, ao vivo, uma cirurgia neurológica para a plateia de um congresso médico. A exibição aconteceu durante um evento em Helsinki, na Finlândia, e fez parte de um curso em microneurocirurgia.

Na demonstração, os cerca de 100 médicos presentes no congresso puderam observar todos os procedimentos cirúrgicos, desde instrumentação e preparação até a operação em si, como se estivessem na própria sala. Indicativos visuais e descrições surgiam sobre as imagens do próprio procedimento, servindo, ao mesmo tempo, como uma demonstração de tecnologia e uma aula de medicina.

Para a apresentação, a Nokia utilizou suas câmeras OZO, capazes de capturar vídeo em 360 graus e áudio espacial. Além disso, usou plataformas de realidade virtual e um SDK de reprodução que também fazem parte da solução, de forma a entregar uma experiência completa, via internet, fazendo com que os participantes sentissem como se estivessem lá.

A empresa finlandesa já havia utilizado as câmeras OZO para gravar cirurgias nos Estados Unidos — na foto acima, vemos os testes realizados em Los Angeles —, mas essa foi a primeira vez que uma transmissão ao vivo foi realizada. Mesmo que ainda em caráter de testes, a iniciativa é vista com grande empolgação pela Nokia, que já disse que vai realizar novas ações nos campos da medicina e ciência no futuro próximo.

O chefe do departamento de neurocirurgia do Hospital Universitário de Helsinki (HUH, na sigla em inglês), Nika Niemelä, elogiou a iniciativa, destacando sua utilização em experimentos e estudos. Ele explica que, hoje, mesmo nas maiores salas de exibição da instituição, é possível colocar apenas de 10 a 15 pessoas para assistirem a uma cirurgia. Quando a realidade virtual e aumentada entra em campo, entretanto, o número de espectadores pode ser infinito.

A iniciativa faz parte de uma parceria já existente entre a Nokia e a HUH, que deseja estar na vanguarda do uso da tecnologia para educação médica. Ambas estão localizadas na Finlândia, o que torna a união um negócio não apenas lógico, mas também mutuamente interessante, pois fomenta os avanços locais de ambas ao mesmo tempo.

Fontes: Nokia, Radiant Imagens (Imgrum)

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.