Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

New Horizon traz mais detalhes sobre a superfície de Plutão

Por| 27 de Julho de 2015 às 19h02

Link copiado!

NASA/JHU APL/SwRI
NASA/JHU APL/SwRI

E Plutão continua trazendo mais algumas surpresas. Depois da comoção em torno das imagens feitas pela missão New Horizon que nos permitiram ter a primeira visão mais clara do ex-planeta, eis que a agência espacial norte-americana acaba de trazer mais alguns detalhes interessantes sobre esse curioso membro do Sistema Solar.

De acordo com a NASA, Plutão é coberto de gelo e possui uma intensa névoa sobre toda sua superfície. Tanto que é exatamente essa combinação que dá a ele a coloração avermelhada que vimos nas fotos divulgadas na semana passada.

A novidade foi tão bem recebida pela comunidade científica que um dos diretores adjuntos da agência não conteve sua empolgação. John Grunsfeld disse que todas as expectativas em torno da missão New Horizons foram superadas e que as informações obtidas servem apenas para mostrar o quanto o universo é rico em sua diversidade.

Segundo ele, "com gelo solto, uma química exótica em sua superfície, cordilheiras e um amplo nevoeiro, Plutão está mostrando uma diversidade verdadeiramente emocionante de geologia planetária". E não há como negar essas particularidades do planeta-anão, que possui névoas presentes a até 130 quilômetros acima de sua superfície.

Continua após a publicidade

Os dados apresentados pela nave registraram a existência de duas camadas de gases que, de acordo com um dos pesquisadores da missão, são responsáveis pelo tom avermelhado visto nas fotos. Para Michael Summers, da Universidade de George Mason, os nevoeiros criam complexos compostos de hidrocarbonetos que dão a ele a cor específica.

Com temperatura de -234º C, a superfície de gelo de Plutão chama a atenção pelas suas geleiras. Como descrito pela NASA, há uma planície do tamanho do estado americano do Texas batizada de Sputnik Planum que vem chamando a atenção dos pesquisadores exatamente por parecer estar se deslocando, o que representaria uma atividade geológica recente no planeta. Além disso, é essa estrutura que possui a forma de coração que deixou todo mundo emocionado na internet.

A agência espacial acredita que a Sputnik Planum vai continuar se movimentando de maneira semelhante às geleiras terrestres e isso sim parece ser uma enorme descoberta. Como explicou John Spencer, um dos pesquisadores da New Horizon, esse tipo de superfície só foi visto em mundos ativos, como a Terra e Marte.

Continua após a publicidade

Fonte: IGN