NASA testa paraquedas para ajudar espaçonaves a voltar com segurança à Terra

Por Redação | 14.12.2016 às 18:52

Há alguns dias, quando a nave japonesa Kounotori 6 foi enviada para a Estação Espacial Internacional (ISS), ela levou consigo um paraquedas chamado Exo-Brake. O dispositivo foi projetado para ajudar pequenos satélites e cargas úteis a voltar para a Terra sem serem destruídos no processo e, agora, a NASA disse que vai testar a engenhoca em 2017.

O Exo-Brake parece um pequeno paraquedas em formato de cruz, que se acopla na extremidade traseira de uma carga útil para aumentar o arrasto durante a fase de órbita. A NASA já havia testado uma versão mais antiga do dispositivo em 2013, mas ele não podia ser facilmente controlado.

A nova versão do paraquedas espacial permite que uma equipe de engenheiros localizada no Vale do Silício acompanhe em tempo real a sua trajetória orbital e ajuste o seu sistema para certificar-se de que a carga chegará em segurança, no local adequado para ser recuperada.

O Exo-Brake é parte de um projeto maior chamado Technology Education (TechEdSat-5) e que, além da meta de retornar amostras da Estação Espacial, busca desenvolver "blocos de construção" para sistemas de maior escala que possibilitem a futuras pequenas missões ou nano satélites para alcançar a superfície de Marte e outros corpos planetários do sistema solar.

Enquanto isso, o paraquedas espacial vai residir na ISS até a sua implantação, prevista para acontecer no início de 2017.

Fonte: NASA