NASA consegue inflar seu "puxadinho" na Estação Espacial com sucesso

Por Redação | 28 de Maio de 2016 às 17h51

Na última quinta-feira (26), a NASA falhou em inflar um módulo adicional enviado à Estação Espacial Internacional (ISS). Neste sábado (28), os astronautas a bordo da ISS começaram novamente a inflar o que pode ser sua próxima casa espacial, e o resultado foi um sucesso.

Trata-se de um módulo experimental chamado BEAM (Bigelow Expandable Activity Module), que pode se tornar uma opção mais segura e barata para abrigar as equipes da agência durante longas estadias no espaço.

De acordo com a NASA, a primeira tentativa desta semana falhou devido ao atrito causado entre as camadas de tecido, espuma e revestimento externo reforçado do módulo. "É um processo de aprendizagem", disse o comentarista da missão, Dan Huot. "Tudo isso vai influenciar na concepção e operação de habitações expansíveis no futuro."

Se os testes com o protótipo derem certo, este pode ser o primeiro abrigo expansível testado por astronautas a ser utilizado no espaço. Os grandes diferenciais do BEAM ficam por conta do seu lançamento ser mais barato do que as tradicionais estruturas de metal, além de fornecer aos astronautas uma proteção maior contra as radiações.

Jeff Williams, o astronauta responsável por inflar o módulo na Estação Espacial, disse ter ouvido pequenos estalos durante o processo. Huot explicou que se tratavam de pontos no interior do módulo sendo rasgados, conforme planejado.

O processo foi lento e demorou algumas horas até que o BEAM inflasse por completo e, em seguida, passasse pelo processo de pressurização. Todo o trabalho foi transmitido ao vivo pela NASA TV.

Fonte: NASA

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.