NASA revela imagens incríveis de Júpiter em 4K

Por Redação | 16.10.2015 às 08:32
photo_camera NASA

25 anos após seu lançamento, o telescópio espacial Hubble continua enviando à Terra imagens surpreendentes do nosso Sistema Solar. Dessa vez, a NASA recebeu imagens em altíssima resolução de Júpiter, o maior planeta do nosso quintal espacial.

As imagens em 4K foram disponibilizadas em formato de vídeo, que foi publicado no canal da agência espacial norte-americana no YouTube. O vídeo revela detalhes nunca antes observados da superfície do planeta, incluindo novos filamentos na “Grande Mancha Vermelha” - região onde um furacão com dimensões dez vezes maiores do que três planetas Terra acontece há centenas de anos.

“Toda vez que olhamos para Júpiter, nós sentimos que algo realmente empolgante está acontecendo por lá”, disse Amy Simon, cientista planetária do NASA's Goddard Space Flight Center em Greenbelt, Maryland. Simon e sua equipe produziram dois mapas globais do maior planeta do Sistema Solar usando imagens captadas pela câmera de alta performance do Hubble. Esses dois mapas revelam a rotação completa do planeta, o que permitiu a criação do vídeo mostrando o planeta em movimento.

As novas imagens confirmam que a “Grande Mancha Vermelha” continua encolhendo e se tornando mais circular, como vem acontecendo e sendo observado pela NASA há anos. Essa região intrigante do planeta tem apresentado uma coloração mais alaranjada do que avermelhada, como era antes, e os cientistas ainda estão estudando essas alterações e suas consequências.

Os cientistas criaram o vídeo mostrando Júpiter rotacionando e a NASA pretende lançar mais vídeos como esse, em qualidade 4K, de outros planetas observados pelo telescópio espacial. Dois planetas que são bons candidatos para estrelarem os próximos vídeos são Netuno e Urano.

Fonte: NASA