NASA registra primeira imagem colorida de Plutão

Por Redação | 15 de Abril de 2015 às 10h40

A NASA divulgou nesta terça-feira (14) uma imagem de Plutão e a sua lua de maior dimensão. A foto é um pouco borrada, mas, segundo a agência espacial norte-americana, a imagem é de uma distância nunca vistas antes: aproximadamente 115 milhões de quilômetros.

Plutão, que já deixou de ser considerado um planeta, está localizado a mais de quatro bilhões de quilômetros da Terra, é menor do que a Lua e a sua temperatura é de, em média, 200 graus celsius abaixo de zero.

Plutão

A foto foi tirada por cientistas da missão New Horizons, que agora completa o reconhecimento inicial de planetas do Sistema Solar. Tudo começou na década de 1960 com Vênus e Marte, seguindo com Mercúrio, Júpiter e Saturno nos anos 1970; e, por fim, Urano e Netuno nos anos 1980.

A New Horizons começou a estudar Plutão em 2006 juntamente com outros objetos no "cinturão" do Sistema Solar. A missão não-tripulada também já tirou imagens incríveis de Júpiter em 2006 e 2007. Em 14 de julho deste ano, a espaçonave vai passar por Plutão novamente para tirar novas fotos mais de perto.

Agora, a equipe de pesquisa volta à NASA para entender melhor as fotos antes de continuar o passeio pelo espaço sideral.

Fonte: Wired, Visão

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!