NASA registra imagem mais próxima da menor lua de Saturno

Por Redação | 26 de Dezembro de 2016 às 21h10
Divulgação

Você já ouviu falar de Pandora, uma das pequenas luas de Saturno que tem uma extensão de apenas 83 quilômetros? Apesar de seu tamanho diminuto, a NASA divulgou esta semana a imagem mais próxima já tirada da lua.

A captura foi feita pela sonda Cassini, que circula os polos de Saturno, próxima ao anel F do planeta. Perto do final de sua vida útil, agora a nave está sendo utilizada pela NASA para tirar fotos mais detalhadas (e arriscadas) das luas de Saturno.

A imagem divulgada pela agência espacial norte-americana foi registrada no dia 18 de dezembro, a 45 mil quilômetros de distância de menor lua de Saturno. A resolução da foto é de 240 metros por pixel, o que possibilitou tirar uma imagem mais detalhada das marcas e crateras de Pandora.

Assista Agora: Saiba quais são os 5 maiores problemas das empresas brasileiras e comece 2019 em uma realidade completamente diferente.

Antes, a imagem mais próxima de Pandora tinha sido capturada em 2005, a uma distância de 52.000 quilômetros. Mas a primeira foto dessa lua foi tirada pela sonda Voyager 2, há 35 anos atrás. Foi um longo caminho desde então - é só comparar com a imagem mais acima nesta página.

Imagem de Pandora tirada pela sonda Voyager, em agosto de 1981 (Foto: Divulgação/NASA)

Além de imagens de Pandora, as últimas viagens da sonda Cassini também revelaram informações interessantes sobre outras luas de Saturno. A sonda capturou dados que indicam a presença de um interior não sólido (possivelmente água) na extensão de Encélado, uma das luas congeladas do planeta.

A sonda, que pousou na superfície de Titã, a maior lua de Saturno, em 2005 e, desde então, transmite dados e imagens do satélite para a Terra, fez nesta lua uma descoberta recente do que pode ser considerado como outra característica parecida com o nosso planeta: uma segunda ‘’impossível’’ nuvem de gelo, criada por processos meteorológicos semelhantes aos observados na Terra.

Fonte: Gizmodo

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.