NASA registra imagem mais próxima da menor lua de Saturno

Por Redação | 26 de Dezembro de 2016 às 21h10
photo_camera Divulgação

Você já ouviu falar de Pandora, uma das pequenas luas de Saturno que tem uma extensão de apenas 83 quilômetros? Apesar de seu tamanho diminuto, a NASA divulgou esta semana a imagem mais próxima já tirada da lua.

A captura foi feita pela sonda Cassini, que circula os polos de Saturno, próxima ao anel F do planeta. Perto do final de sua vida útil, agora a nave está sendo utilizada pela NASA para tirar fotos mais detalhadas (e arriscadas) das luas de Saturno.

A imagem divulgada pela agência espacial norte-americana foi registrada no dia 18 de dezembro, a 45 mil quilômetros de distância de menor lua de Saturno. A resolução da foto é de 240 metros por pixel, o que possibilitou tirar uma imagem mais detalhada das marcas e crateras de Pandora.

Antes, a imagem mais próxima de Pandora tinha sido capturada em 2005, a uma distância de 52.000 quilômetros. Mas a primeira foto dessa lua foi tirada pela sonda Voyager 2, há 35 anos atrás. Foi um longo caminho desde então - é só comparar com a imagem mais acima nesta página.

Imagem de Pandora tirada pela sonda Voyager, em agosto de 1981 (Foto: Divulgação/NASA)

Além de imagens de Pandora, as últimas viagens da sonda Cassini também revelaram informações interessantes sobre outras luas de Saturno. A sonda capturou dados que indicam a presença de um interior não sólido (possivelmente água) na extensão de Encélado, uma das luas congeladas do planeta.

A sonda, que pousou na superfície de Titã, a maior lua de Saturno, em 2005 e, desde então, transmite dados e imagens do satélite para a Terra, fez nesta lua uma descoberta recente do que pode ser considerado como outra característica parecida com o nosso planeta: uma segunda ‘’impossível’’ nuvem de gelo, criada por processos meteorológicos semelhantes aos observados na Terra.

Fonte: Gizmodo

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!