NASA quer que qualquer pessoa explore Marte por meio da realidade virtual

Por Redação | 26 de Fevereiro de 2016 às 08h25

Quando o primeiro ser humano colocar os pés em Marte em um futuro não muito distante, outras pessoas poderão participar remotamente da missão graças à realidade virtual. Isso porque uma nova tecnologia da NASA pretende explorar o planeta vermelho de uma maneira diferente.

Desde que o primeiro equipamento esteve em Marte no ano de 1997, os cientistas têm estudado a superfície do planeta apenas atrás de um computador. "Começamos a trabalhar em maneiras de romper esses limites", disse Jeff Norris, do Jet Propulsion Laboratory da NASA.. Ele também falou sobre a parceria entre a NASA e a Microsoft, chamada de Onsight. Ela tem permitido que os pesquisadores explorem virtualmente a superfície marciana, utilizando dados das rovers e imagens de satélites. "Queremos trazer a superfície de Marte para dentro dos escritórios", afirmou Norris.

Marte

Embora a experiência de realidade virtual esteja disponível apenas para pesquisadores da NASA, existe a possibilidade de, eventualmente, trazê-la para os consumidores em todo mundo. Assim, qualquer pessoa poderia se tornar um astronauta virtual, ou "telenauts", conforme foram chamados por Norris.

Com o auxílio do HoloLens da Microsoft, as pessoas poderaim carregar a experiência de realidade virtual de Marte. A partir daí, enquanto caminham pela superfície, seria possível descobrir lugares ou imagens interessantes que poderiam ser marcadas para que os cientistas avaliassem melhor o local. "Nós construímos telescópios maravilhosos" para explorar o universo no passado, disse Norris. "A realidade virtual pode desempenhar o papel de um novo telescópio para nós".

Via Business Insider

Fonte: http://www.businessinsider.com/nasa-telenauts-vr-2016-2

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.