Publicidade

NASA quer criar avião supersônico silencioso para transporte de passageiros

Por| 01 de Março de 2016 às 17h48

Link copiado!

Divulgação/NASA
Divulgação/NASA

A NASA está desenvolvendo um avião supersônico que produz menos barulho e pode ser útil para a aviação comercial. Atualmente, os aviões nos oferecem a maneira mais rápida de se viajar entre um ponto e outro do planeta, porém, este é um setor que pode ser aprimorado. O grande empecilho para o uso de aviões supersônicos são exatamente o enorme barulho — conhecido como sonic boom — produzido por este tipo de aeronave.

Mirando a solução deste problema, a agência espacial dos Estados Unidos apresentou recentemente a Quiet Supersonic Techonology (QueSST ou, em português, Tecnologia Supersônica Silenciosa), tecnologia para jato supersônico que produz pouco barulho. Voos supersônicos já foram realidade um dia, mas foram banidos devido aos efeitos causados pelo barulho nas pessoas em solo. A evolução tecnológica deu o clique nos cientistas espaciais da NASA, que se juntou a algumas empresas do ramo de aviação para tornar a possibilidade real. A Lockeed Martin, por exemplo, vai contribuir com US$ 20 milhões para criar a QueSST.

O projeto está em fase inicial de desenvolvimento e o próximo passo é a realização de testes com o X-plane, o primeiro modelo equipado com a tecnologia. O objetivo final é criar um jato que produza um barulho quase imperceptível para quem vê a aeronave nos céus a partir do solo. Devido ao alto custo, o avião será menor e terá formato arrojado, sem as tradicionais asas de um modelo convencional.

Continua após a publicidade

Fonte: NASA