NASA lança simulador virtual que permite navegar pelos terrenos de Marte

Por Redação | 07 de Agosto de 2015 às 10h04
photo_camera rochester-halfeld

Será que existe vida em Marte? Bom, por enquanto, três anos após a chegada do robô Curiosity ao Planeta Vermelho, a NASA ainda não encontrou provas para comprovar a existência de vida por lá. Mas agora você pode procurar por conta própria e explorar o terreno do quarto planeta do Sistema Solar como se estivesse dirigindo o Curiosity através do novo site Experience Curiosity.

O site foi lançado nesta quinta-feira (06) para celebrar os três anos do pouso do robô em terreno marciano, junto com outra ferramenta chamada Mars Trek, que fornece um mapa 3D interativo do planeta.

Experience Curiosity NASA

Site Experience Curiosity permite "dirigir" pelo terreno marciano. (Reprodução: NASA)

O Experience Curiosity simula o terreno original de Marte com base nos dados coletados pelo Curiosity e pelo satélite Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), enquanto o mapa interativo oferece detalhes do planeta usando dados coletados nos 50 anos de exploração da agência espacial norte-americana. O mapa também traz ferramentas para medir as características físicas da superfície de Marte e permite imprimir o mapa em impressoras 3D, para quem quiser criar um modelo físico do planeta.

Mars Trek NASA

Mapa Mars Trek (Reprodução: NASA)

Lançado em 6 de agosto de 2012, o Curiosity viajou 567 milhões de quilômetros durante quase nove meses, até atingir seu destino final. Até então, o robô já forneceu dados que indicaram a existência de gás metano e nitrogênio em sedimentos, além de evidências de haver água líquida escondida por lá.

O novo simulador virtual já está sendo usado por cientistas da NASA para determinar possíveis locais de pouso para o próximo robô explorador da agência, que deverá ser lançado em 2020. A ferramenta também deve ser uma aliada na seleção de candidatos à primeira missão de exploração humana no Planeta Vermelho, prevista para 2030.

Fonte: NASA

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.