NASA está construindo um propulsor eficiente para levar asteroide até a lua!

Por Redação | 07.05.2016 às 18:40
photo_camera http://hypescience.com/nasa-testa-novo-motor-de-propulsao-so

A NASA está trabalhando na próxima geração de propulsão espacial e ela é tão fraca quanto é eficiente. Entenda: a agência espacial está desenvolvendo um motor iônico totalmente novo que, com uma propulsão incrivelmente lenta, vai levar uma nave para capturar uma rocha no espaço e trazê-la para perto da lua, onde os astronautas poderão estudá-la.

Veja, na foto, novo motor de propulsão solar-elétrica que está sendo testado pela Nasa:

Propulsão elétrica solar 2

O desenvolvimento do motor iônico, também chamado de Propulsão Elétrica Solar (SEP), está a cargo da empresa Aerojet Rocketdyne em um contrato de 67 milhões de dólares. O SEP não se destaca por motores poderosíssimos, pelo contrário - seu grande diferencial é sua eficiência. Um motor com esse tipo de alimentação pode 10 vezes mais eficiente do que um motor químico. O SEP, basicamente, converte energia solar em elétrica que será usada para acelerar o motor ionizado a velocidades extremamente altas.

A missão chamada de Asteroid Redirect Mission (ARM) tem previsão para ocorrer no começo da próxima década. Além disso, a NASA vê esse missão como um passo importante para as novas tecnologias que vem desenvolvendo, como é o caso dos motores iônicos. A ideia da agência espacial é aumentar sua experiência visando uma outra viagem, em 2030, ao sistema marciano.

A ARM, após identificar o asteroide a ser capturado, usará um braço robótico para apanhar uma rocha e levá-la à órbita da lua, onde será explorada. O planejamento é para que astronautas a bordo da nave espacial Orion da NASA façam este trabalho.

Fontes NASA, Business Insider e Pplware