NASA encomenda primeira missão tripulada à SpaceX

Por Redação | 23 de Novembro de 2015 às 15h03
SpaceX
Tudo sobre

SpaceX

A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA), a agência espacial dos Estados Unidos, encomendou a primeira missão tripulada à companhia privada SpaceX, do bilionário Elon Musk. Esta é a segunda de uma série de quatro missões que a agência vai solicitar de empresas do ramo de exploração espacia — a primeira delas foi solicitada junto à Boeing.

Ainda não se sabe qual das duas vai decolar primeiro, pois as datas para o evento ainda não foram definidas, mas a missão da SpaceX não deve deixar a Terra antes 2017 em direção à Estação Espacial Internacional (EEI) e vai utilizar para isso a cápsula Dragon, que suporta até sete tripulantes.

A série de contratos com empresas privadas faz parte do programa Commercial Crew Transportation Capability (em tradução livre, Capacidade de Transporte Comercial de Tripulação). Seu objetivo principal é reduzir os custos por assento de envio de astronautas até a EEI em comparação ao que a NASA pagaria à agência espacial russa pelo mesmo serviço.

Assista Agora: Gestor, descubra os 5 problemas que suas concorrentes certamente terão em 2019. Comece 2019 em uma nova realidade.

Dentro deste programa, as solicitações devem ser feitas pela NASA com dois ou três anos de antecedência a fim de garantir tempo hábil de preparação para a companhia em questão. Uma missão padrão envolve o transporte de cerca de 100 kg de carga para o espaço e a permanência de 210 dias em órbita, período no qual a cápsula serve de “bote salva vidas” da EEI.

Fonte: NASA

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.