NASA diz que nenhuma empresa conseguirá chegar a Marte sem sua ajuda

Por Redação | 17 de Abril de 2015 às 13h58
photo_camera Divulgação

Há anos, a NASA está trabalhando em projetos para levar o homem a Marte. E segundo Charles Bolden, administrador da agência espacial americana, qualquer outra empresa privada que tente fazer o mesmo não terá nenhuma chance sem o seu apoio e o do governo.

Bolden fez a declaração em um comitê orçamentário do U.S. House, e ainda afirmou que o foco principal da NASA é a viagem para Marte, uma missão que está planejada para 2030.

O projeto é arriscado, uma vez que o vizinho da Terra já foi um planeta habitável. A agência espacial está tentando descobrir o que deu errado para que um desastre semelhante não aconteça por aqui. Bolden também comenta que os seres humanos precisam deixar de achar que a Terra já é o suficiente, sendo que o planeta vermelho é o que há de mais parecido com o que habitamos.

O ARM (Asteroid Redirect Mission) está programado para ser lançado em 2020 para cumprir algumas missões que podem ser a chave para a visita à Marte. Além de colocar um pedaço de asteroide na órbita da Lua, a NASA vai usá-lo para testar as tecnologias solar de propulsão elétrica e de robótica autônoma. A ARM também fará um teste crucial do SLS, o Sistema de Lançamento Espacial, que foi projetado para transportar astronautas e cargas para além da órbita baixa da Terra.

Bolden ainda disse que não vê empresas privadas, como a Mars One e a SpaceX, como qualquer tipo de concorrência.

Fonte: Endgaget

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.