Nasa divulga novas imagens de Plutão capturadas pela sonda New Horizons

Por Redação | 07 de Julho de 2015 às 12h55
photo_camera Foto: Reprodução/Nasa

A Nasa divulgou no último fim de semana imagens capturadas pela sonda New Horizons que mostram novas características da superfície de Plutão e da sua lua Caronte. As fotos foram tiradas em uma distância de 18 a 24 milhões de quilômetros e revelam, principalmente, que o planeta possui uma cor avermelhada.

Plutão New Horizons

De acordo com William McKinnon, um dos coordenadores do projeto da New Horizons, é bastante incomum obter imagens tão ricas de uma superfície tão distante, como Plutão.

Plutão New Horizons

Os cientistas acreditam que o mais novo planeta vermelho possui essa cor devido a uma reação química causada pelos hidrocarbonetos presentes no astro. Eles ainda afirmam que eles se formam quando os raios cósmicos e a luz ultravioleta do sol interagem com o metano presente em Plutão.

“A cor avermelhada de Plutão tem sido conhecida por décadas, mas a sonda New Horizons está agora permitindo que nós possamos correlacionar a cor de diferentes lugares na superfície com sua geologia e, em breve, com suas composições”, diz o principal pesquisador da sonda, Alan Stern, do Southwest Research Institute, localizado na cidade de Boulder, no Colorado.

Fonte: Endgaget, Yahoo, Nasa

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.