Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NASA divulga imagens do passeio do rover Opportunity por Marte

Por| 07 de Julho de 2015 às 09h25

Link copiado!

Divulgação/Nasa
Divulgação/Nasa

O rover Opportunity, responsável pela exploração de Marte, está passeando pelo planeta desde 2004 e em abril deste ano obteve uma conquista de dar inveja a qualquer maratonista: ele percorreu mais de 42 quilômetros a partir do seu local de pouso. Essa distância é equivalente a uma maratona completa.

Agora, a Agência Espacial norte-americana, a NASA, divulgou imagens em time-lapse da jornada épica do Opportunity, vista dos próprios "olhos" do robô, que vem estudando a borda da cratera Endeavour desde 2011. Veja:

As imagens foram feitas de uma câmera HazCam, responsável por detectar possíveis problemas de navegação na superfície, mas o equipamento só consegue capturar imagens em preto e branco. Junto com o vídeo, o áudio nos permite ouvir apenas o que parece uma ventania.

Continua após a publicidade

A próxima missão do robô é examinar um entalho conhecido como "Marathon Valley" e, a partir de agosto, ele poderá circular em torno de todo o vale, que tem o comprimento de três campos de futebol. O Opportunity vai utilizar instrumentos para examinar minerais de argila que podem trazer evidências sobre a existência de tempo chuvoso no passado do planeta vermelho.

O robô explorador estava previsto para ficar apenas três meses na superfície de Marte, mas acabou sobrevivendo por mais de uma década. Outro rover faz companhia ao Opportunity em Marte, o Curiosity.

Fonte: The Verge, Mirror