Nasa capta imagens de nuvens raras de Marte que contêm cristais de gelo

Por Redação | 11.08.2017 às 18:58
photo_camera Divulgação

Nuvens de cristais de gelo, muito semelhante às que existem na Terra, foram capturadas em Marte por uma sequência de fotos feitas pela sonda Curiosity

A Nasa, agência espacial norte-americana, está chamando os resultados de "os mais visíveis até agora". A Curiosity pousou em Marte há cinco anos, e as fotos foram tiradas em 17 de julho de 2017.

Os pesquisadores usaram a câmera de navegação da sonda para tirar dois conjuntos de oito imagens do céu em uma manhã cedo de Marte, em julho.

Nuvens no céu de Marte captadas em julho de 2017

Para uma sequência, a câmera apontou quase para cima. Para a outra, mirou logo acima do horizonte sul. O movimento da nuvem foi gravado em ambos.

"É provável que as nuvens sejam compostas por cristais de gelo de água que se condensam em grãos de poeira onde está frio na atmosfera”, disse John Moores, da equipe responsável pela sonda Rover.

Segundo a agência espacial norte-americana, a órbita elíptica de Marte faz com que a distância do planeta em relação ao Sol varie mais do que a Terra. Em anos marcianos anteriores, um cinturão de nuvens apareceu perto da linha do Equador do planeta na mesma época em que Marte estava no seu momento mais distante do Sol.

As imagens recentes das nuvens foram tiradas cerca de dois meses antes desse ponto mais distante da órbita.

A sonda Curiosity vem investigando as condições ambientais do Marte desde que desembarcou no planeta, em 5 de agosto de 2012.

Fonte: Nasa