NASA anuncia cinco novas missões espaciais com lançamento previsto para 2020

Por| 01 de Outubro de 2015 às 10h14

NASA anuncia cinco novas missões espaciais com lançamento previsto para 2020

Nesta quarta-feira (30), a NASA anunciou cinco novos projetos de missões espaciais com a possibilidade de lançamento para o ano de 2020. A agência espacial norte-americana financiará os cinco grupos oferecendo US$ 3 milhões para que cada projeto seja elaborado no estágio inicial. Em setembro de 2016, a agência selecionará até duas missões para receberem cerca de US$ 500 milhões durante todo o seu desenvolvimento.

As novas investigações pretendem explorar o planeta Vênus, objetos espaciais localizados próximos à Terra e uma variedade de asteroides. John Grunsfeld, astronauta e administrador da NASA's Science Mission Directorate, diz que "os projetos selecionados têm potencial para revelar bastante sobre a formação do nosso sistema solar" e que missões como essas inspiram futuras gerações de exploradores

O projeto DAVINCI (Deep Atmosphere Venus Investigation of Noble Gases) pretende estudar a composição química da atmosfera do planeta Vênus para responder questões científicas de alta prioridade, como, por exemplo, se há vulcões ativos no planeta e como sua superfície interage com sua atmosfera. Já o VERITAS (Venus Emissivity, Radio Science, InSAR, Topography and Spectroscopy Mission) deverá fornecer imagens em alta resolução da superfície de Vênus e produzir os primeiros mapas do planeta.

Outra missão que receberá o financiamento inicial será a Psyche, que explorará a origem de núcleos planetários estudando o asteroide metálico Psyche, enquanto o projeto NEOCam (Near Earth Object Camera) tem como objetivo descobrir dez vezes mais objetos espaciais localizados próximos da Terra do que já foram localizados até hoje. Por fim, a missão Lucy pretende realizar o primeiro reconhecimento de asteroides que podem desvendar mistérios da história do Sistema Solar.