Publicidade

Morre Evelyn Berezin, uma das maiores inovadoras da história da informática

Por| 11 de Dezembro de 2018 às 16h24

Link copiado!

Barton Silverman/The New York Times
Barton Silverman/The New York Times

O mundo perdeu mais uma de suas pioneiras desconhecidas da computação. Morreu neste último sábado (8), aos 93 anos, Evelyn Berezin, a mulher que criou e comercializou o primeiro processador de texto controlado por computador do mundo. A morte foi confirmada pelo sobrinho dela, Marc Berezin, nesta segunda-feira (10). Berezin morreu em decorrência de um linfoma (um tipo de câncer) que foi descoberto há alguns meses, mas o qual ela se negou a tratar.

A grande contribuição de Berezin para o mundo da computação foi a criação do primeiro processador de texto controlado por computador. Chamado de Data Secretary, o aparelho foi inventado em 1969 com o intuito de facilitar o trabalho de secretárias, que na época correspondiam a 6% de toda a força de trabalho nos Estados Unidos. As máquinas tinham a atenção de diminuir a repetição de tarefas dessas trabalhadoras, permitindo a edição de textos, a remoção de trechos e até mesmo copiar e colar trechos de um texto em outro diferente — todas funções básicas de qualquer programa editor de textos existente hoje, mas que foram uma revolução em uma época onde tudo deveria ser redigido em uma máquina de escrever, e qualquer erro obrigava a pessoa a jogar fora todo o trabalho já efetuado até ali e começar do zero.

Berezin não só desenvolveu a nova máquina como também foi a fundadora da Redactron Corporation, empresa responsável pela fabricação e distribuição da Data Secretary em todo o território norteamericano. A primeira versão do equipamento tinha cerca de um metro de altura, e o teclado e impressora utilizados foram adaptados de uma máquina de escrever IBM Seletric. Versões posteriores do aparelho introduziram um monitor para visualizar o texto que estava sendo escrito, com maiores velocidades de processamento e novas funções para facilitar a escrita e edição de textos. Além disso, Berezin não só inventou todo o software desse editor de textos, como também criou diversos dos chips que faziam a máquina funcionar.

Continua após a publicidade

Antes de vender a companhia em 1976 para a Burroughs Corporation, a Redactron vendeu mais de 10 mil máquinas da Data Secretary de maneira independente nos Estados Unidos, tendo como principais clientes escritórios de advocacia e setores administrativos de grandes empresas. Após a venda da empresa, Berezin se tornou então a presidente da divisão de máquinas Redactron, posição que ocupou na Burroughs até 1980.

De modo indireto, a criação de Brezin influenciou toda a evolução posterior dos equipamentos de informática, já que o Data Secretary foi o primeiro dispositivo computadorizado a ser vendido no mercado que operava utilizando chips feitos com materiais semicondutores, e foi o sucesso da criação dela que fez com que a IBM abandonasse o uso de fitas e relays eletrônicos para também utilizar esse tipo de chips em suas máquinas, principal motivo da empresa ter se tornado a gigante que é hoje.

Além da Data Secretary, Berezin também foi a responsável por desenvolver diversos programas de computador para uma tarefa específica, como controlar a distribuição de revistas, gerenciar as contas de grandes corporações, ou desenvolver o primeiro sistema de reservas para passagens aéreas do mundo.

Ainda que Berezin tenha sido introduzida ao Hall da Fama das mulheres em tecnologia no ano de 2011, ela é praticamente uma desconhecida do grande público, e não possui o mesmo reconhecimento por entusiastas e historiadores até quando comparada com outras mulheres que também fizeram história no desenvolvimento da informática. O sistema foi desenvolvido para a American Airlines, e entrou em operação cerca de um ano antes da IBM desenvolver o sistema Sabre para a mesma companhia em 1960 (que, segundo Berezin, é erroneamente creditado como o primeiro sistema de reserva de passagens aéreas da história).

Continua após a publicidade

Hoje, um exemplar de sua máquina Data Secretary pode ser visto no Museu da História do Computador em Mountain View, no estado da Califórnia. Mas ainda que sua obra seja eterna, tudo indica que o nome de Evelyn Berezin — a mulher cujas invenções permitiram o surgimento de nomes como Bill Gates e Steve Jobs — será esquecido pelo tempo. Assim como as secretárias que ela quis ajudar, Berezin garantiu as bases de toda uma revolução que aconteceria na informática durante as décadas de 1970 e 1980, mas ninguém parece interessado em lhe dar o devido crédito quanto a isso.

Fonte: The New York Times