Missão da NASA para Marte tem novo lançamento previsto para 2018

Por Redação | 10.03.2016 às 10:37

A NASA anunciou uma nova data de lançamento para a missão InSight, que tem como objetivo explorar Marte. A missão foi originalmente definida para ser lançada no mês de março de 2016, mas foi adiada. Assim, a NASA traçou um novo cronograma para o projeto e agora a expectativa é que a missão InSight comece em 05 de maio de 2018, com pouso no Planeta Vermelho previsto para 26 de novembro de 2018.

A InSight é uma sonda projetada para explorar a superfície de Marte e ajudar os cientistas a entenderem como planetas rochosos como a Terra e Marte são formados. A missão estava no caminho certo para ser lançada neste mês, mas um vazamento de vácuo em um dos instrumentos forçou os cientistas a elaborarem um novo cronograma em dezembro de 2015 e projetarem um novo design para as peças da sonda.

A JPL se responsabilizará por reprojetar, construir e realizar as qualificações do novo recinto de vácuo. Dentro dele funcionarão os sensores do sismômetro responsável por medir o movimento do solo em Marte. A expectativa é que esse retrabalho seja concluído em 2017.

Não se sabe ainda quanto dinheiro este atraso vai custar ao programa, mas a agência norte-americana estima que os valores estarão disponíveis em agosto após o fechamento de novos acordos. O atraso da missão InSight não vai atrasar outras missões em andamento da NASA em Marte.

Via SlashGear

Fonte: http://www.slashgear.com/nasa-mars-insight-mission-set-for-may-2018-launch-10430919/