Mineral raríssimo é encontrado sem querer por estudante australiana

Por| 26 de Outubro de 2018 às 17h39

Universidade de Curtin

Uma estudante da Escola de Geologia e Ciências Planetárias, da Universidade de Curtin, na Austrália, encontrou sem querer um estranho mineral em solo australiano. Posteriormente, após análise, foi descoberto que ele era o reidite — mais raro que o ouro e diamante.

Morgan Cox descobriu o mineral em uma cratera na região de Shark Bay, a 750 quilômetros do norte da cidade de Perth.

O reidite, que começa como um zircão, é formado quando acontece uma pressão extrema do impacto de meteoritos quando se chocam com a crosta terrestre, sendo tão raro que esta é apenas a sexta vez que o mineral foi encontrado na Terra.

Aaron Cavosie, supervisor de pesquisa da universidade, conta que o estudo destas rochas é mais possível atualmente, pois os cientistas contam com melhores ferramentas de análise em comparação com as existentes há 20 anos.

O pesquisador diz que a descoberta é grande para a estudante, pois ela ainda não é graduada. O mineral não é alvo de buscas, pois nunca é encontrado e, todas as vezes que acontece, é sempre por acaso.

Fonte: ABC News