Militares dos EUA criam dispositivo de escalada no estilo Homem-Aranha

Por Redação | 23 de Maio de 2016 às 14h19
photo_camera Divulgação/Darpa

Engenheiros militares da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (Darpa, na sigla em inglês) criaram um equipamento que torna absurdamente simples o ato de escalar paredes. Inspirado nas ventosas de uma lagartixa, a ideia do equipamento é basicamente a mesma: grudar-se a uma superfície lisa de maneira prática e precisa.

O projeto estava em fase de desenvolvimento há alguns anos, mas foi finalizado recentemente. Nas imagens divulgadas pela agência, fica evidente como utilizar o Z-Man, nome dado ao equipamento, é simples, pois basta posicioná-lo na parede e acionar uma alavanca; com isso, ele gruda e permite que o utilizador firme os pés em um apoio de corda que se estende a partir desta manopla. Alternando lado esquerdo e lado direito, é possível subir uma parede ingrime em instantes, sem fazer qualquer furo ou precisar de algum equipamento extra.

O objeto foi exibido ao público em fase avançada no último dia 11 de maio ao longo do evento DARPA Demo Day, durante o qual a agência militar faz uma demonstração pública de vários de seus projetos. O Z-Man utiliza um esquema de adesão eletromagnética com nanofibras para se fixar à superfície, garantindo sustentação o suficiente para aguentar um adulto preso a ele. Com o movimento da alavanca, ele é liberado da parede e pode ser movido para outro ponto, permitindo ao escalador a continuidade do seu projeto.

Vendo o Z-Man em prática, é possível imaginar uma série de aplicações dele na vida real, como em operações militares ou de resgate e até mesmo na instalação de equipamentos em paredes mais altas. Sem dúvida, a sua utilização demanda menos recursos do que recorrer a tradicionais estruturas de rapel utilizadas para o mesmo fim.

Via: Business Insider

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.