Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Médicos se baseiam no Tinder para criar novo método de transplante de fígado

Por| 17 de Janeiro de 2017 às 12h35

Link copiado!

Divulgação/Cleveland Clinic
Divulgação/Cleveland Clinic
Tudo sobre Tinder

Cirurgiões e pesquisadores de Melbourne, na Austrália, estão usando inteligência artificial para criar um sistema para transplantes de órgãos semelhante ao app de paquera Tinder. A novidade consiste em um algoritmo de aprendizagem de máquina que usa múltiplas características dos doadores e receptores para prever o resultado de um transplante.

Ao todo, o sistema avalia cerca de 25 características dos envolvidos, incluindo idade, gênero, tipo sanguíneo e a doença que motivou o transplante. Segundo Bob Jones, um dos médicos envolvidos na criação do sistema, o objetivo da tecnologia é reduzir as chances de rejeição em pacientes que passam por transplantes de fígado e por consequência o número de mortes.

A inteligência artificial foi treinada e, em seguida, utilizada para avaliar 75 casos de transplantes cujos resultados já eram conhecidos. Ao todo, ele foi capaz de acertar com 84% de precisão a incidência de problemas em até 30 dias após o transplante. Utilizando os métodos tradicionais, a precisão foi de apenas 68%.

O sistema está em fase inicial de pesquisa, mas um artigo acadêmico sobre ele já foi enviado a diversos periódicos, e ele em breve entrará em fase de testes com as devidas aprovações éticas.

Continua após a publicidade

Ressalvas

Apesar de inovador, Jeremy Chapman, um especialista em transplantes renais do hospital Westmead, da Austrália, considera que o método pode não ser tão universal quanto esperado. "Podem haver particularidades na maneira como realizam esses procedimentos [transplantes] em Sydney. Isso significa que o que funciona em Sydney pode não funcionar em Cincinnati", alertou.

Chapman também lembra que a compatibilidade perfeita é apenas um dos fatores a serem levados em conta na hora de criar pares doador-receptor. Outro fator importante é o melhor uso possível dos órgãos. Em outras palavras, seria melhor realizar dois transplantes com 80% de chance de dar certo do que realizar um com 100% e outro com 50%. Por esse motivo, o especialista acredita que uma ferramenta desse tipo deve ser usada para "informar a decisão, mas não para criar a decisão".

Fonte: Mashable