Publicidade

IBM usará inteligência artificial para resolver problemas globais

Por| 07 de Junho de 2017 às 16h14

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
Tudo sobre IBM

Nesta quarta-feira (7), a IBM anunciou o lançamento do Science for Social Good, um novo programa que trabalhará com pesquisadores da companhia, bolsistas universitários e organizações sem fins lucrativos para tratar de questões sociais através da tecnologia. Com a iniciativa, a IBM anunciou 12 projetos para 2017, sendo que cada um está alinhado com um ou mais dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para abordar algumas das maiores desigualdades e ameaças do mundo até o ano 2030.

De acordo com informações da gigante da tecnologia, o Science for Social Good abordará soluções para melhorar questões de saúde, combater o uso de drogas, entre outros. Para isso, todos os projetos utilizarão ciência e análise de dados e a inteligência artificial. "Os projetos escolhidos para o programa Social Good deste ano prevêem o cuidado de novas doenças, a redução do analfabetismo e da fome, ajudando as pessoas a sair da pobreza", explicou Arvind Krishna, diretor da IBM Research.

Um dos projetos, batizado como "Emergency Food Best Practice: The Digital Experience", planeja utilizar práticas recomendadas de distribuição de alimentos em casos de emergência, compartilhando-os com organizações sem fins lucrativos através de uma ferramenta digital interativa. A IBM colaborará com o St. John's Bread & Life spara desenvolver a ferramenta com base no modelo de distribuição da organização, auxiliando no atendimento de 2.500 refeições por dia na cidade de Nova York.

Outro projeto, que visa a superação do analfabetismo, usará a inteligência artificial para permitir que adultos com baixos níveis de alfabetização "navegem com confiança no mundo da informação". O projeto espera decodificar textos complexos (como descrições e manuais de produtos), extrair a mensagem e apresentá-la aos usuários através de imagens e mensagens faladas simples. Embora este projeto não resolva a crise global de alfabetização, permitirá que essas pessoas tenham acesso à informação de forma independente.

Continua após a publicidade

Para a conquista dos objetivos do programa, a IBM espera que a iniciativa aproveite o sucesso de seu supercomputador Watson, que tem ajudado na abordagem de questões de saúde, educação e meio ambiente desde o seu desenvolvimento. "Armados com a experiência de nossos parceiros e aproveitando uma variedade de novos dados, ferramentas e experiências, a Science for Social Good pode oferecer novas soluções para Os problemas que a nossa sociedade enfrenta", completou Arvind Krishna.

Fonte: Mashable