Hyperloop One realiza primeiro teste público de trem supersônico

Por Redação | 11 de Maio de 2016 às 20h40
photo_camera Hyperloop One

O trem supersônico Hyperloop do bilionário Elon Musk ficou mais perto de se tornar realidade. Nesta quarta-feira (11), foi realizado o primeiro teste público do protótipo no deserto de Nevada, Estados Unidos. Quando (e se) completado, o trem vai funcionar com um sistema de propulsão de alta velocidade em um túnel selado a vácuo, o que permitiria percorrer 700 milhas por hora.

Durante o teste, o protótipo atingiu de 0 a 100 milhas por hora em menos de um segundo e acabou colidindo em um monte de areia, o que já foi considerado um sucesso. Grande parte da dificuldade está em criar um sistema de levitação e um tubo de baixa pressão, fatores essenciais para criar um hyperloop.

Hyperloop

Além das dificuldades técnicas, existem as burocráticas. O custo estimado para a construção de um trilho de Los Angeles a São Francisco é de US$ 6 bilhões; isso sem contar questões como a regulamentação de um sistema de transporte como este.

Slow-mo of HyperloopOne test

Um vídeo publicado por Roberto Baldwin (@strngwys) a

A Hyperloop One ainda tem um longo caminho pela frente até que a tecnologia se torne realidade. Para realizar o feito, várias companhias parceiras foram anunciadas, como a Deutsche Bahn Engineering & Consulting e a consultoria em engenharia Arup. "Nós vamos trabalhar com essas empresas parceiras para redefinir o futuro dos transportes, oferecendo meios mais imediatos, seguros, eficientes e sustentáveis", comentou o CEO Rob Lloyd.

Hyperloop

A projeção é que o Hyperloop desenvolva seu potencial de solucionar muitos problemas causados pelas longas distâncias. "Se a ferrovia desencadeou a primeira Revolução Industrial, o Hyperloop tem potencial de fazer o mesmo para a economia da informação, superando distâncias e criando conexões entre pessoas, lugares, ideias e oportunidades", disse Gregory Hodkindon, membro do Grupo Arup.

Caso venha a existir, o transporte via Hyperloop certamente revolucionaria, principalmente no que diz respeito à distância. No entanto, o horizonte ainda está muito longe, o sucesso obtido só indica o caminho certo por ora.

Via Time e The Guardian.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.