Hoverboard canadense voa por 1,5 minuto a 5 metros de altura

Por Redação | 25 de Janeiro de 2016 às 15h59
photo_camera Reprodução/YouTube

Já deixamos o ano de 2015 para trás. Na ficção, o ano passado ficou famoso em 1986, quando o filme De Volta Para o Futuro II levou Emett Brown, Marty McFly e Jennifer até o futuro. Um dos itens mais marcantes de toda a franquia criada por Robert Zemeckis e Bob Gale foi um hoverboard, uma espécie de skate voador, usado pelo personagem de Michael J. Fox.

Apesar deste tipo de aparelho não ser tão popular quando os roteiristas do filme esperavam, não significa que boas ideias relacionadas a isso não estão sendo colocadas em prática. Um dos melhores exemplos vem do Canadá, onde o Inventor Catalin Alexandru Duru conquistou no último mês de outubro um novo recorde mundial de distância em voo percorrida com um hoverboard.

Ao todo, Duru percorreu 275,9 metros a quase 5 metros de altura, levando em torno de um minuto e meio para concluir o trajeto. O formato do seu equipamento nem de longe lembra o hoverboard de Marty McFly, tendo mais a ver com o planador do vilão Duende Verde, de Homem-Aranha (2002). O criador da peça informa que levou um ano para fabricá-la por completo, garantindo ainda que ela pode alcançar alturas ainda maiores, algo que ele quer explorar melhor daqui adiante.

Fonte: Guiness Wolrd Records