Hospital em São Paulo agora conta com dois robôs de telepresença na UTI

Por Redação | 04 de Maio de 2016 às 19h10
photo_camera Reprodução/IP News

A Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, agora conta com dois robôs de telepresença que devem ajudar os funcionários no tratamento dos pacientes. Com a presença dos robôs, agora os médicos poderão discutir os casos do hospital em situações onde um dos profissionais não estiver presente na UTI.

A conexão do médico com o robô pode ser feita via Wi-Fi com um aplicativo de celular com funcionalidade parecida com o FaceTime, da Apple. Até o momento, este é o único hospital particular do Brasil com a tecnologia, assim como também é o primeiro com serviço de telemedicina voltado a apoio de pacientes e médicos,

Os robôs de telepresença são produzidos pela chinesa Inbot Technology, e suas características incluem autonomia de quatro horas de bateria, carregamento rápido, fixação ajustável para tablets entre 7 e 10 polegadas e cabeça móvel. Além disso, os robôs possuem rotação de 360 graus, quatro níveis diferentes de velocidade e sistema que previne quedas e colisões.

O superintendente de Educação e Ciências do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Prof. Dr. Jefferson Gomes Fernandes, frisa que os robôs não têm como objetivo substituir o atendimento por médicos nas Unidades de Terapia Intensiva. O robô é apenas um meio pelo qual o médico poderá checar informações dos pacientes como temperatura, sinais vitais, reação dos medicamentos, entre outros.

“Ver o paciente, seus sinais vitais, a forma como ele está reagindo e discutir simultaneamente com médico plantonista traz informações importantes para o atendimento adequado, além de ajudar a evitar riscos e complicações que podem ser geradas”, diz Fernandes. Outra função discutida para implementação futura é a de permitir que familiares vejam seus entes queridos que estejam internados na UTI por meio de vídeos transmitidos pelo robô.

Via IP News

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!