Após 40 anos, homem volta a enxergar graças a um implante ocular tecnológico

Por Redação | 23.05.2016 às 07:17 - atualizado em 23.05.2016 às 11:52

John Jameson voltou a enxergar após conviver por mais de 40 anos com a cegueira. Isso só foi possível porque o morador do Texas, nos Estados Unidos, passou por um transplante de retina artificial.

O transplante foi realizado com a tecnologia Argus II, uma espécie de óculos especiais com uma camada de eletrodos que é fixado nos olhos do paciente. Os óculos também têm uma câmera acoplada, que capta imagens e as transforma em pulsos elétricos. Esses pulsos são enviados ao implante por meio de conexão sem fio e, assim, pacientes cegos conseguem voltar a identificar padrões de luz e imagens.

Porém, até o momento, a tecnologia não permite que o paciente recobre a visão completamente. Segundo relato de Jameson ao jornal Texas Standard, a visão dele tem melhorado cada vez mais.

O Argus II foi desenvolvido pela companhia Second Sight e vem sendo adotado por médicos nos Estados Unidos. Para ser elegível para receber o implante, o paciente deve ser maior de 25 anos, ter tido visão funcional em algum ponto da vida e grau de cegueira grave.

Via: The Texas Standard