Publicidade

GoPro colocada em balão meteorológico volta após dois anos com imagens incríveis

Por| 14 de Setembro de 2015 às 12h56

Link copiado!

GoPro colocada em balão meteorológico volta após dois anos com imagens incríveis
GoPro colocada em balão meteorológico volta após dois anos com imagens incríveis
Tudo sobre GoPro

A gente já viu as pequenas câmeras da GoPro registrando uma infinidade de situações pouco convencionais. De esportes radicais a passeios de drones, essas lentes já captaram de tudo um pouco. No entanto, é sempre possível ir pouco além — e foi exatamente isso que um grupo de estudantes decidiu fazer ao colocar a câmera junto de um balão meteorológico.

A ideia surgiu em 2013, quando alunos de uma escola no estado norte-americano do Arizona propuseram de enviar uma GoPro para a atmosfera e a colocaram em um dos balões usados por institutos de pesquisa climática para acompanhar as condições do tempo. Tinha tudo para ser um experimento fantástico se não fosse o fato de que eles perderam a comunicação com a câmera devido à sua altitude.

Isso pegou todo mundo de surpresa, uma vez que eles já estavam preparados para lidar com esse tipo de problema. Tanto que eles usaram um GPS de smartphone especial para conseguir identificar a localização da GoPro a uma distância de até 18 quilômetros e projetaram a área específica em que o balão ficaria para manter contato constante com a câmera.

Continua após a publicidade

O que eles não esperavam, porém, era que o balão iria se afastar cerca de 50 quilômetros da área de cobertura da operadora AT&T e, com isso, o experimento se tornaria um fracasso. Como o Slash Gear relembra, esse é o tipo de questão que pode ser facilmente resolvido com a tecnologia atual, mas a própria GoPro ainda era um pouco mais rudimentar em 2013 e foi isso que complicou a iniciativa.

O que ninguém esperava, porém, era que a câmera fosse encontrada dois anos depois. Por ironia do destino, um funcionário da AT&T estava fazendo uma trilha e se deparou com o balão meteorológico em seu caminho e encontrou a câmera funcionando perfeitamente. De alguma forma ele conseguiu encontrar seus donos e devolveu o aparelho, que não só ainda funcionava como manteve todas as imagens e vídeos feitos desde 2013 guardados em sua memória.

E o resultado pegou muita gente de surpresa pela qualidade. Ao longo desse período, a GoPro registrou toda a região do Grand Canyon com ângulos pouquíssimos convencionais, mostrando tudo diretamente da estratosfera.

Assim, o que começou sendo uma espécie de brincadeira de um grupo de estudantes acabou se tornando muito maior. Além de ter algumas imagens impressionantes do Arizona, do Grand Canyon e do próprio planeta, esse pessoal ainda possui uma excelente história para contar para os amigos — e a gente aqui jogando video game.

Continua após a publicidade

Fonte: Reddit, Slash Gear