George Mueller, um dos mais brilhantes dirigentes da NASA, morre aos 97 anos

Por Redação | 19 de Outubro de 2015 às 14h11

O homem que criou o Escritório de Voos Espaciais Tripulados da NASA morreu no dia 12 de outubro de 2015, mas a Agência só veio a confirmar neste fim de semana. George Mueller faleceu em decorrência de insuficiência cardíaca congestiva aos 97 anos de idade.

Mueller trabalhou na agência por apenas seis anos, mas participou de mudanças chave nos projetos da NASA. Ele dirigiu o Escritório de Voos Espaciais Tripulados de 1963 a 1969, supervisionando a conclusão do projeto Apollo, que levou o homem à Lua, e colaborou com projetos como Skylab, que envolve a estação espacial norte-americana, e Space Shuttle, referente ao ônibus espacial.

"Durante os seus seis anos de serviço na NASA, Mueller apresentou uma notável série de mudanças de gestão dentro da agência; sua forte liderança e direção foram fundamentais para obter sucesso em uma série de objetivos extraordinários", disse a NASA.

As mudanças gerenciais implementadas por Mueller permitiram que ele introduzisse uma abordagem diferente de testes. Ele acreditava que o desenvolvimento simultâneo de sistemas espaciais reduziria o tempo e permitiria que o programa espacial para o pouso na Lua fosse concluído antes do previsto. Era arriscado, mas funcionou. Antes do encerramento da década, o mundo assistiu o homem deixar suas marcas na Lua.

Mueller pode não ser tão famoso quanto alguns astronautas e cientistas, mas seus esforços vão repercutir por toda a história da NASA.

Via Tech Times

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.