Garoto de 15 anos descobre existência de novo Planeta

Por Redação | 12 de Junho de 2015 às 13h35

O jovem Tom Wagg fez uma grande descoberta para a ciência. Enquanto trabalhava em um projeto aos 15 anos, o britânico descobriu a existência de um novo planeta a mil anos-luz de distância da Terra. Durante um estágio na Universidade de Keele, o estudante encontrou WASP-142b, um exoplaneta cuja existência levou dois anos para ser confirmada.

O novo planeta tem o tamanho de Júpiter, vive na constelação de Hidra e orbita uma estrela. Agora com 17 anos, Wagg na época encontrou o planeta enquanto estava trabalhando no projeto "Busca Grande Angular por Planetas" (WASP, sigla em inglês), liderado pelo Reino Unido. Com o novo elemento do universo, o projeto já encontrou 142 corpos celestes. Segundo a Universidade de Keele, Wagg é a pessoa mais jovem a descobrir um planeta na história.

Tom Wagg

O professor da Universidade de Keele, Coel Hellier, disse que observações de acompanhamento foram realizadas por telescópios no Chile para confirmarem os resultados de Wagg. Em seguida, um grupo de astrônomos da Universidade de Genebra e da Universidade de Liège realizaram uma análise para verificar se o novo corpo celeste tinha tamanho e massa suficiente para ser considerado um planeta.

"Foi apenas o meu terceiro dia quando vi o que parecia ser um bom candidato, mas eu já tinha analisado mais de 1.000 conjuntos de dados", disse o Wagg. "Parece chato, mas quando você pensa no que você está fazendo, é realmente incrível".

De acordo com a BBC, o jovem se envolveu em diversas análises para conseguir encontrar o planeta tão distante da Terra. O projeto WASP utiliza diversos telescópios para realizar o monitoramento dos céus várias vezes durante a noite. O jovem britânico conseguiu descobrir o novo planeta ao notar uma ligeira oscilação de brilho em uma das estrelas, enquanto o exoplaneta estava em órbita entre os telescópios e a estrela.

Via BBC