Foguete japonês envia suprimentos à Estação Espacial Internacional

Por Redação | 11 de Dezembro de 2016 às 15h40

Parece que a tripulação da Estação Espacial Internacional (EEI) não terá de se preocupar com os banquetes de fim de ano. O módulo japonês Kounotori 6 acaba de ser enviado com 4,5 toneladas de alimentos, água, peças de reposição e hardware experimental, acoplado ao foguete H-IIB. O lançamento ocorreu na base do Tanegashima Space Center, no sudeste do Japão.

Há mais de uma semana, uma nave espacial russa que levaria todos os suprimentos necessários aos astronautas entrou em combustão poucos minutos após o lançamento. Ainda não se sabe o que causou sua desintegração, mas parece ser algo relacionado ao terceiro estágio do foguete Soyuz.

Apesar do lançamento do foguete japonês, a tripulação nunca esteve em perigo por falta de alimentos ou água. É que, além disso, a carga conta com partes muito importantes para manutenção da Estação, como seis baterias de lítio e de placas adaptadoras para os painéis solares. Os astronautas, aliás, precisam fazer várias rondas pelo espaço, que terão início em janeiro, para trocar as baterias.

O Kounotori 6 vai chegar à Estação no dia 13 de dezembro, e, como sempre, será acoplado pelo braço robótico Canadarm2.

Fonte: NASA

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.