Publicidade

Físicos chineses desenvolvem sistema de bloqueio de som quase perfeito

Por| 16 de Setembro de 2015 às 09h48

Link copiado!

Físicos chineses desenvolvem sistema de bloqueio de som quase perfeito
Físicos chineses desenvolvem sistema de bloqueio de som quase perfeito

Pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong publicaram um estudo científico no qual apresentam ao mundo um novo sistema de isolamento acústico. Até aí nada demais, porém os resultados anunciados pelos físicos indicam absorção acústica de incríveis 99,7%.

Isso quer dizer que ele é capaz de bloquear sons quase que totalmente, garantindo que pouquíssimas ondas sonoras ultrapassem os seus limites. Até hoje, a maioria das tecnologias aplicadas neste setor enfrentam problemas porque os materiais disponíveis atualmente não conseguem absorver todas as ondas sonoras que recebem.

Ao que tudo indica, o panorama pode mudar diante da criação dos chineses. O método encontrado por eles foi a utilização de dois ressonadores posicionados em uma única camada, com ambos projetados para vibrar naturalmente em resposta a qualquer frequência.

Vibração natural

Continua após a publicidade

Neste processo, quando o primeiro ressonador capta a frequência, consegue vibrar de forma idêntica a ela, dissipando o som quase que completamente. O segundo ressonador trabalha quando o som chega em níveis muito baixos e o primeiro ressonador espalha o som usando a sua vibração natural.

Assim, o segundo ressonador capta a frequência do primeiro e é capaz de dissipar o som. Ou seja, é como se o novo método desenvolvido pelos físicos de Hong Kong absorvesse as ondas sonoras por duas vezes. Em conjunto, o novo sistema é capaz de eliminar 99,7% dos ruídos acústicos.

Vizinhos de estúdios de música vão ter muito o que agradecer aos cientistas asiáticos quando este material começar a ser vendido em todo o mundo. O detalhamento completo da técnica pode ser encontrado no site da Applied Phisycs Letters (em inglês), publicação científica na qual os pesquisadores divulgaram o seu trabalho.

Fonte: Applied Physics Letters