Estudante cria sutiã que detecta câncer de mama

Por Redação | 04.05.2017 às 13:57

Inspirado por sua mãe, que lutou contra um câncer de mama, o estudante mexicano Julian Rios Cantu, de 18 anos, desenvolveu um sutiã que ajuda na detecção precoce da doença. Quando detectado em sua fase inicial, as pessoas com câncer de mama tem uma taxa de sobrevivência de quase 100%. Apesar disso, muitas mulheres ainda deixam de fazer os auto-exames, tão úteis para a rápida descoberta do problema.

Pensando nisso, Cantu, junto de dois amigos, encontrou uma solução: a adição de uma tecnologia nos sutiãs. Batizado como EVA, o sutiã utiliza cerca de 200 biosensores responsáveis por mapear toda a superfície da mama, monitorando as mudanças de temperatura, tamanho e peso. De acordo com o jovem, a função do sensor de temperatura é analisar áreas que possam ter aumento do fluxo sanguíneo, o que pode indicar a presença de um tumor.

Segundo as informações, para chegar ao diagnóstico, as mulheres devem utilizar o sutiã por 60 minutos seguidos uma vez por semana. As informações captadas são enviadas para um aplicativo via Bluetooth. O projeto, que recebeu o nome de Higia Technologies, foi o vencedor de um concurso disputado por estudantes de todo o mundo, o Student Entrepreneur Awards (GSEA). Como prêmio, Julian Cantu recebeu 20 mil dólares.

Quer conhecer mais sobre a tecnologia desenvolvida? Confira o vídeo!

Via TheNextWeb