Este sistema é capaz de te identificar em uma multidão pelo jeito como você anda

Por Ramon de Souza | 29 de Maio de 2018 às 15h30
photo_camera Pexels

Um grupo de cientistas do Reino Unido e da Espanha conseguiram criar com sucesso um sistema de identificação capaz de reconhecer pessoas analisando sua forma de andar. O experimento, que foi descrito em um estudo científico publicado no jornal IEEE Xplore, visa criar sistemas que sejam menos invasivos à privacidade dos indivíduos — afinal, como todos nós sabemos, o uso de tecnologias de reconhecimento biométrico (facial ou de impressões digitais) costuma ser recebido com receio pela população como um todo.

A tecnologia, batizada como SfootBD, parte do princípio de que cada ser humano possui 24 fatores distintos que influenciam o seu caminhar, incluindo a força da pisada e movimentos únicos feitos durante tal ato. Sendo assim, os pesquisadores alimentaram uma rede de aprendizagem neural com mais de 20 mil dados oriundos de 120 “cobaias” humanas, utilizando, para isso, uma plataforma especial no solo e uma câmera de alta resolução em três cenários simulados: um aeroporto, um escritório e uma residência.

O SfootDB se saiu muito bem e errou em apenas 0,7% dos casos, o que prova sua eficácia como um método menos intrusivo de identificação em ambientes variados. O sistema foi capaz inclusive de perceber quando um indivíduo estava intencionalmente forçando um caminhar distinto para evitar ser reconhecido. Naturalmente, essa técnica possui suas limitações (como a necessidade da plataforma especial no piso), mas a ideia dos pesquisadores não deixa de ser bastante curiosa e promissora.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Fonte: Gizmodo, IEEE Xpore