Empresa de arquitetura cria projeto em 3D para colonização de Marte

Por Redação | 29 de Setembro de 2015 às 11h40
photo_camera Foto: Reprodução

A empresa de arquitetura Foster + Partners apresentou um projeto de imagens com planos para um assentamento impresso em 3D que poderia ser construído em Marte. As recriações foram selecionadas como finalistas do concurso 3D Printed Habitat Challenge, que está sendo organizado pela Nasa e pela AmericaMakes.

No projeto, a base é descrita como tendo 93 m² e que sua construção se daria a partir das rochas e do solo solto encontrados na superfície de Marte, também conhecida como "regolito". A empresa também envolve no conceito a chegada de robôs semiautomáticos antes mesmo do pouso dos astronautas no planeta vermelho. Estes robôs teriam a função de cavar uma cratera de 1,5 metro de profundidade para a instalação de módulos infláveis.

Então, uma série de pequenos robôs moveriam o solo de Marte para cobrir os módulos infláveis, construindo o material camada por camada. Ao fim de cada uma das etapas, robôs fundidores usariam micro-ondas para fundir o material, trabalhando como se fosse uma impressão 3D em larga escala.

Segundo a Foster + Partners, as estruturas finalizadas podem facilmente funcionar como um escudo permanente que protege a colônia de radiação excessiva e extrema. Dentro da construção também estariam vários espaços comunitários e privados "finalizados com materiais suaves e ambientes virtuais avançados". A empresa garante que isso "ajudaria a reduzir os efeitos adversos da monotonia, ao mesmo tempo que criaria um ambiente positivo para os astronautas viverem".

Veja as imagens:

Projeto Colônia em Marte
Projeto Colônia em Marte
Projeto Colônia em Marte
Projeto Colônia em Marte
Projeto Colônia em Marte

No ano passado, a Foster + Partners começou a demonstrar o seu interesse no desenvolvimento e construção de bases espaciais, anunciando a intenção de se unir à Agência Espacial Europeia para construir uma base na Lua.

Fonte: Dezeen

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.