Em sua última publicação no Reddit, Hawking fala sobre redistribuição de riqueza

Por Ares Saturno | 14 de Março de 2018 às 16h25

Stephen Hawking, além de falar sobre física e as ciências como um todo, se preocupava muito com questões ambientais, sociais e políticas. Em sua última postagem no Reddit, feita em 2016, o gênio chamou a atenção para as tecnologias de automação modernas. Segundo ele, o avanço dessas ciências só beneficiariam a humanidade se nós tomássemos as devidas precauções para que as ineqüidades sociais não fossem catalizadas pelas tecnologias.

"Se as máquinas produzirem tudo o que nós precisamos, o resultado vai depender de como as coisas serão distribuídas", escreveu Hawking durante a sessão de AMA (Ask Me Anything, ou "Pergunte-me Qualquer Coisa", em tradução livre). "Todos podem desfrutar de uma vida de lazer e luxo se os bens produzidos pelas máquinas forem distribuídos, ou a maioria das passeoas pode acabar miseravelmente pobre se os donos de máquinas fizerem pressão contra a redistribuição de riquezas. Até agora, a tendência parece ser a segunda opção, com a tecnologia gerando desigualdades cada vez maiores", pormenorizou.

Sobre as implicações sociais do uso de inteligência artificial, Hawkings emitiu a seguinte opinião: "O risco real da IA não é a malícia, mas a competência. Uma IA superinteligente será extremamente eficaz em atingir seus objetivos, e se esses objetivos não forem os mesmos que os nossos, teremos problemas. Você provavelmente não é um maligno odiador de formigas que as pisoteia por maldade, mas se você estiver encarregado de um projeto de hidrelétrica verde e existir um formigueiro na área a ser inundada, sinto muito para as formigas. Vamos não colocar a humanidade no lugar dessas formigas", disse Hawking.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Fonte: Business Insider

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.