Eclipse lunar e passagem de cometa poderão ser vistos nesta sexta-feira (10)

Por Redação | 10.02.2017 às 13:50

Um eclipse lunar penumbral e a passagem de um cometa denominado 45P / Honda-Mrkos-Pajdusáková poderão ser vistos no céu na noite desta sexta-feira (10) e madrugada de sábado (11). O eclipse lunar, que não deve encobrir a Lua, apenas escurecê-la, deve ocorrer por volta das 20h, quando parte dela ficará com menos brilho pela sombra da Terra.

O fenômeno, que ocorre quando nosso planeta se posiciona entre o Sol e a Lua, será visível na maior parte do leste da América do Sul, leste do Canadá, Europa, África e na Ásia ocidental. "O melhor horário para se observar será às 22hs44m, mas por ser penumbral, é muito difícil de ser notado, pois a alteração do brilho da Lua é muito sutil", ressalta a professora Sandra dos Anjos, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP.

Já o cometa deve passar pela órbita da Terra nas primeiras horas da madrugada de sábado. Mas calma, não se trata de um meteoro vindo em direção ao planeta. De acordo com a NASA, não há motivo de preocupação, visto que ele deve passar a uma distância de quase 12 milhões de quilômetros.

O objeto esverdeado será visível apenas com o uso de binóculos e telescópios, na constelação de Hércules. Descoberto em 1948, este cometa aparece a cada cinco anos e é possível de ser avistado desde dezembro, de acordo com os astrônomos. A próxima passagem do 45P ocorrerá em 2022.

Mas se você não tem instrumentos, haverá outras oportunidades para presenciar fenômenos astronômicos. No próximo dia 26 de fevereiro acontece um eclipse solar que será parcialmente visível no Brasil e melhor apreciado para quem estiver ao sul do país. Já o eclipse previsto para 21 de agosto deve ter melhor visualização nas regiões Norte e Nordeste.

Fonte: UOL