Descoberto exoplaneta rochoso mais próximo da Terra

Por Redação | 31 de Julho de 2015 às 11h35
photo_camera Nasa

A NASA divulgou nesta quinta-feira (30) a descoberta de um exoplaneta rochoso localizado relativamente próximo à Terra, a 21 anos-luz de distância. Entretanto, o novo planeta não tem condições para abrigar vida, uma vez que sua temperatura fica na casa dos 427ºC, por orbitar muito próximo à sua estrela.

Batizado de HD 219134b, o planeta pode ser visto daqui por meio de telescópios, junto a sua estrela localizada na constelação de Cassiopeia, próximo à Estrela Polar. A nota da agência espacial norte-americana também revela que o exoplaneta é um corpo celeste ideal para futuros estudos, principalmente para a verificação de uma possível atmosfera. O investigador da NASA Michael Werner afirmou que "se o HD 219134b tiver atmosfera, sua composição química pode imprimir uma espécie de assinatura na luz da estrela e será um dos exoplanetas mais estudados nas próximas décadas".

HD 219134b

Criação artística mostra como seria a aparência do planeta HD 219134b (Reprodução: NASA/JPL-Caltech)

A equipe utilizou o instrumento Harps, do telescópio italiano Galileu, instalado nas Ilhas Canárias (Espanha), e utilizando o método da velocidade radial - velocidade de uma estrela ao longo da linha de visão de um observador - os astrônomos conseguiram calcular que o exoplaneta é 1,6 vezes maior do que a Terra e tem 4,5 vezes sua massa, levando três dias terrestres para completar uma volta em torno da sua estrela. Já com o telescópio espacial Spitzer, da NASA, os cientistas puderam registrar a passagem do planeta em frente à estrela.

HD 219134b

A imagem reproduz a silhueta do exoplaneta rochoso orbitando em frente à sua estrela (Reprodução: NASA/JPL-Caltech)

Mais três planetas fazem parte do sistema planetário onde "mora" o HD 219134b, porém eles são relativamente pequenos e estão localizados a uma distância maior da Terra. Ati Motabeli, do Observatório de Genebra, na Suíça, espera descobrir mais detalhes sobre o novo exoplaneta quando o telescópio espacial James Webb estiver em funcionamento, o que deverá acontecer em 2018.

Mapa Cassiopeia

O mapa mostra a localização do planeta, sua estrela e revela outros três planetas no mesmo sistema (Reprodução: NASA/JPL-Caltech)

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!