DARPA que criar GPS subaquático

Por Redação | 27 de Maio de 2016 às 13h21
photo_camera Reprodução/Digital Trends

Se você quer ir da sua casa até uma atração turística em uma cidade que não conhece, muito provavelmente irá se valer de um sistema GPS para conseguir direções em tempo real para chegar onde quer. Mas se você estiver submerso no mar, nem mesmo os militares norte-americanos podem oferecer sinal GPS. Para tentar resolver esse problema, a DARPA está trabalhando um sistema acústico submerso para substituir o uso do GPS. O chamado POSYDON (Positioning System for Deep Ocean Navigation) pode ser a chave para uma navegação subaquática mais precisa.

De acordo com o DARPA, esse seria o sistema mais eficiente, pois sinais acústicos se espalham facilmente pela água.. É provável que o sistema da DARPA faça uso de transmissões subaquáticos ancorados no piso marinho, assim fazendo uma espécie de ping pong através de uma área definida para que submarinos possam saber sua localização de maneira mais precisa.

As transmissões acústicas dependem de um entendimento mais detalhado de como as ondas de som se movem na água e de como fatores como correntes marítimas afetam o processo. Os especialistas também precisarão levar em conto o impacto que as ondas de som terão em baleias e outros animais que habitam no mar.

Via: Digital Trends