Curiosity encontra estranho meteorito metálico em Marte

Por Redação | 03 de Novembro de 2016 às 23h19

A sonda Curiosity acaba de encontrar um material que chamou atenção dos pesquisadores da Nasa nesta semana. Trata-se de um meteorito metálico, com características bem semelhantes às de alguns materiais que encontramos aqui na Terra.

A sonda da agência espacial conseguiu registrar uma imagem detalhada do objeto, que foi apelidado de "Egg Rock", algo como "rocha oval". De acordo com pesquisadores da Universidade do Arizona, o meteorito é feito de níquel e ferro, e, embora pareça completamente estranho, provém do núcleo de um planetesimal, provavelmente originário do um cinturão de asteroides que rodeia Marte.

egg rock

Imagem: Nasa

A sonda já achou outros meteoritos na atmosfera marciana no passado, mas a tal rocha oval traz algumas características curiosas: ela tem uma superfície estranhamente lisa, parecendo ter sido polida. A pedra ainda tem umas crateras relativamente profundas, o que faz lembrar padrões causados por alterações climáticas.

egg rock

Imagem: Nasa

Meteoritos não são raros na superfície do planeta vermelho, e encontrá-los por lá não é algo extraordinário. Devido à natureza metálica deste material, a questão da durabilidade vem à tona, já que meteoritos deste tipo conseguem "sobreviver" por muito mais tempo na superfície de um planeta. Marte tem uma atmosfera muito pouco espessa, inclusive, o que torna comum a prevalência destes tipos de rochas.

Via Business Insider (vídeo)

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.