Conheça a ecocápsula que permite acampar em qualquer lugar do mundo

Por Redação | 03.06.2015 às 08:16

Minimalismo não é um conceito novo na tecnologia, mas, mesmo assim, pode surpreender de vez em quando. Um estúdio de arquitetura da Eslováquia chamado Nice Architectures, desenvolveu uma mini casa chamada Ecocapsule, com apenas 8 m², no formato de um ovo.

A ecocápsula é autossuficiente em energia, uma vez que é equipada com turbinas de vento e painéis solares retráteis. Segundo a empresa, duas pessoas podem viver confortavelmente por pelo menos um ano dentro da pequena casa. Confira um desenho estrutural do interior da Ecocapsule logo abaixo (em inglês):

Bio-cápsula 2

"Nosso maior desafio foi integrar todas as diferentes tecnologias dentro do pequeno corpo do casulo e ainda arrumar espaço para as pessoas", comentou a Nice Architectures.

O abrigo autossustentável também tem recursos para captar água da chuva, o que torna possível que ela tenha os recursos hídricos de um lar normal, incluindo banheiro com descarga, torneiras com água corrente e até mesmo chuveiro para banhos quentes. O reservatório de água da Ecocapsule possui até uma válvula anti-transbordamento, o que significa que se os tanques estiverem cheios, a casa não aceitará mais água.

A Nice Architectures pretende comercializar o produto a partir de 2016, mas, por enquanto, nenhum valor foi anunciado. Segundo o estúdio, a ecocápsula pode ser usada como um novo meio de acampamento, mas pode ir até mais longe, sendo usada como base para pesquisas de campo ou até mesmo uma casa de emergência, em caso de catástrofes naturais ou coisas do tipo.

Na versão atual, a Ecocapsule só pode ser transportada usando um trailer para puxá-la, mas a Nice Architecture disse que pretende elaborar uma versão com rodas ainda para este ano.

Via IFLScience, Nice Architectures