Confira 10 das mais incríveis imagens registradas pela NASA em Marte

Por| 12 de Maio de 2016 às 07h12

Confira 10 das mais incríveis imagens registradas pela NASA em Marte

Nosso fascínio por Marte vem de longa data. Desde a invenção dos primeiros telescópios, astrônomos e entusiastas da astronomia vêm observando e estudando o Planeta Vermelho a fim de conhecer melhor nosso vizinho espacial, já tendo sido considerada até mesmo a hipótese de haver vida inteligente por lá.

Atualmente, o quarto planeta a partir do Sol está sendo explorado por cinco espaçonaves: três em órbita (Mars Odyssey, Mars Express e Mars Reconnaissance Orbiter), e duas na superfície (a sonda Opportunity e o rover Curiosity). Outras sondas atualmente desativadas já percorreram o solo marciano, como a Spirit e a Phoenix, tendo sido evoluções de projetos ousados como o Mariner 4, que sobrevoou o planeta pela primeira vez em 1965.

Com tanto histórico de exploração interplanetária, a NASA reuniu um grande catálogo de dados e imagens de Marte — fotos que têm sido reveladas ao público cada vez em melhor qualidade graças às atuais tecnologias de alta definição. Então, a revista virtual Popular Science selecionou dez das mais incríveis imagens de Marte registradas pela agência espacial dos Estados Unidos. Confira:

A sombra do rover Opportunity projetada pela cratera Endeavour, o maior impacto que há na superfície do planeta, com 22 quilômetros de diâmetro (Reprodução: NASA/JPL-Caltech/Cornell/Arizona State)

Essas são as Dunas Bagnold, próximas ao Monte Sharp. A imagem foi registrada pelo Curiosity em 201. (Reprodução: NASA/JPL-Caltech)

Uma enorme cratera cujo formato, visto de cima, se assemelha a um olho, mostra o quanto de gelo há nas camadas inferiores da superfície marciana (Reprodução: NASA/JPL-Caltech/University of Arizona)